Comunicação Social

Notícia

São Vicente é tema da visita telepresencial “Memória TJSP”

Evento rememora história do TJSP e suas comarcas.

 

A Comarca de São Vicente, pertencente à 1ª Circunscrição Judiciária (CJ) – Santos, recebeu, ontem (26), a visita telepresencial “Memória TJSP”. A iniciativa da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, está em sua quarta temporada e reúne conteúdo do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca para difundir o acervo cultural e a história do Judiciário paulista e das circunscrições judiciárias visitadas. Pertencente à 7ª Região Administrativa Judiciária (7ª RAJ) – Santos, a 1ª CJ engloba, além de São Vicente e Santos, as comarcas de Bertioga, Cubatão, Guarujá e Praia Grande.

O servidor do Serviço de Museu Bruno Bettine de Almeida recebeu os quase 300 participantes em nome do juiz integrante da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal e do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carlos Alexandre Böttcher. “O objetivo dessa visita é fortalecer a sensação de pertencimento de magistrados e servidores e difundir patrimônio cultural”, destacou.

Frisando a importância de valorizar o trabalho e a memória TJSP, o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, relembrou seu passado na região. “São Vicente foi uma das primeiras comarcas do país, com uma história riquíssima. Lembro, também, de minha infância na cidade, já que meu pai foi juiz na comarca por muitos anos, dos quais guardo uma terna memória.”

“A Visita da Memória é das mais envolventes, porque nos possibilita passar pela história do que foi construído e pelo que virá. É preservando a memória que nós garantimos o futuro”, destacou o vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes. Na sequência, foi exibido vídeo sobre a origem do Judiciário brasileiro e do TJSP.

A segunda parte do encontro se dedicou à apresentação da comarca homenageada. O coordenador da 1ª CJ, desembargador Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves, lembrou sua ligação de longa data com São Vicente. “Comecei a trabalhar no antigo fórum ainda como estagiário de Direito. Foram tempos heroicos: o Tribunal do Júri dividia com a Câmara Municipal um salão em cima de uma padaria. Muita coisa melhorou de lá pra cá”, contou.

O juiz diretor do Fórum de São Vicente, Otávio Augusto Teixeira Santos apresentou dados da comarca. “Começamos como uma vara única e, 65 anos depois, temos 14 varas, 14 juízes titulares, quatro juízes auxiliares e 265 servidores. Desde a instalação, a comarca teve 63 magistrados, dos quais quase 40% chegaram ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça”, apontou.

Em seguida, foi exibido vídeo produzido pela comarca, em parceria com o Museu do TJSP e a professora e pesquisadora do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente Ieda Maria Galvão dos Santos, abordando a história da cidade, a importância de suas praias e pontos turísticos, e o desenvolvimento do Judiciário na região.

Durante a visita, diversos magistrados falaram da relação de afeto e trabalho com São Vicente. “Atuei por muitos anos aqui, junto de grandes magistrados, com os quais aprendi muito. Saliento, em especial, a memória de uma visita em que o Conselho Superior da Magistratura fez à comarca, na época da comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Ali aconteceu um fato histórico importante: foi a primeira e talvez única vez que o CSM fez uma sessão fora de São Paulo”, recordou o desembargador Carlos Fonseca Monnerat. O juiz da 6ª Vara Cível de São Vicente, Artur Martinho de Oliveira Junior – magistrado com maior tempo de judicatura na comarca – destacou a instalação de novas varas e os feitos do Judiciário local.

O juiz Nazario Guirao, por sua vez, contou ser o juiz mais antigo de São Vicente. “Comecei como juiz auxiliar em 1978 e, de lá para cá, evoluiu-se muito. Fui juiz diretor do fórum, mudamos de prédio, construímos muros no prédio do novo fórum, criamos a comarca de Praia Grande. Tive o prazer de trabalhar com excelentes magistrados e servidores sempre dedicados”, salientou. O desembargador Cesar Lacerda também frisou a importância da comarca homenageada, onde aprendeu muito em seus anos de atuação. O evento contou, ainda, com a participação de alunos e acadêmicos da Faculdade Anhanguera, de Jacareí (SP), além de magistrados e servidores do TJSP.

A próxima homenageada será a 13ª CJ - Araraquara, no dia 28 de novembro. Inscreva-se aqui.

 

“Memória TJSP” – Lançada em 2021, a visita telepresencial Memória TJSP compartilha o patrimônio do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio do acervo histórico, arquitetônico, bibliográfico e museológico da Corte paulista. É um projeto de difusão cultural que promove cidadania e fortalece valores de identidade, vínculo e pertencimento. Entre 2021 e 2022, foram percorridas as sedes das 10 Regiões Administrativas do TJSP, começando pela 10ª RAJ – Sorocaba, seguindo em ordem decrescente até a 1ª RAJ – Grande São Paulo. A partir de 2023, as edições passaram a homenagear Circunscrições Judiciárias que integram cada uma das 10 RAJs. O conteúdo é disponibilizado na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.  

   

Comunicação Social TJSP – BB (texto) / PS (reprodução e arte)

  imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP