Daps inicia ciclo de palestras sobre longevidade e envelhecimento
Ação integra campanha do TJSP contra o etarismo.
Na última quarta-feira (1º), a Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), realizou a primeira live da campanha do TJSP “Talento não tem idade: diga não ao etarismo”. Alinhada à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nº 520/23, que trata da valorização da pessoa idosa no âmbito do Poder Judiciário, a iniciativa promove reflexões sobre o etarismo e a valorização dos talentos em todas as fases da vida e discutir longevidade e envelhecimento.
Na primeira delas, o médico Pedro Subtil de Paula abordou os “Cinco grandes avanços da medicina da longevidade na atualidade”. As melhorias apontadas incluem novos métodos para diagnóstico precoce do Alzheimer; desenvolvimento de vacinas específicas para o público idoso; tratamento da osteoporose; tratamento da obesidade; e evolução de cuidados paliativos. “Até 2030, o número de idosos no Brasil será maior do que o de crianças. Isso mostra que cuidar dos mais velhos deixará de ser uma responsabilidade pontual para se tornar uma missão coletiva”, ressaltou.
Em relação aos avanços obtidos nos tratamentos da obesidade e osteoporose (uma das principais causas de morbidade e mortalidade em idosos, de acordo com o Ministério da Saúde), o profissional destacou novos exames e medicamentos mais modernos e eficazes, que podem ser aliados à uma rotina de exercícios físicos e alimentação equilibrada.
Por fim, o médico ressaltou a evolução dos cuidados paliativos, cada vez mais focados na dignidade e na autonomia do paciente. “Não devemos ter medo de envelhecer. Pelo contrário, é saudável desejarmos chegar à velhice. O importante é saber que existem atitudes que podemos adotar para envelhecer com qualidade”, concluiu.
Confira as próximas palestras da campanha:
Etarismo: preconceito que veste todas as idades
Palestrante - Michelle Vilanova, psicanalista especialista em geriatria e gerontologia Michelle Vilanova
Entre histórias e recomeços: a vida após os 50
Palestrante - Luciana Grell Oliveira, produtora de conteúdo sobre envelhecimento positivo e consultora de envelhecimento.
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / LC (Reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: