Comunicação Social

Notícia

Integrantes do CSM prestigiam entrega do Colar do Mérito Eleitoral Paulista no TRE-SP

Homenagem aos serviços eleitorais prestados.

 

Integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) prestigiaram, ontem (6), a solenidade de outorga do Colar do Mérito Eleitoral Paulista, realizada no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Corte Eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, e reuniu autoridades, magistrados, integrantes do sistema de Justiça, representantes de instituições, amigos e familiares dos homenageados. Estiveram presentes o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, representando o presidente Fernando Antonio Torres Garcia; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Heraldo de Oliveira Silva; e o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho.

O Colar do Mérito Eleitoral Paulista, instituído em 1999, é uma honraria concedida a autoridades e servidores que prestaram importantes serviços à Justiça Eleitoral. Foram agraciados, na Categoria Especial, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e os ministros do STJ Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva e Paulo Dias de Moura Ribeiro. Na Categoria Juízes do TRE-SP, foram agraciados o desembargador federal Luís Paulo Cotrim Guimarães, a juíza Maria Cláudia Bedotti e os juízes Regis de Castilho Barbosa Filho, Rogério Luis Adolfo Cury e Claudio José Langroiva Pereira.

Além do vice-presidente do TJSP e do presidente do TRE-SP, compuseram a mesa de honra o governador Tarcísio de Freitas; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado; e a procuradora regional eleitoral substituta de São Paulo, Adriana Scordamaglia Fernandes, representando o procurador regional eleitoral de São Paulo.

O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, destacou o gesto simbólico de reconhecimento à ética e ao compromisso público representado pelo Colar do Mérito. “Com ele, reafirmamos nossa missão de fortalecer a democracia. Essa comenda celebra a atuação dos homenageados na vida pública e política do Brasil. Demonstra, ainda, que a Justiça Eleitoral se mantém como uma das mais confiáveis instituições do Estado Democrático de Direito e o faz com a ajuda de mulheres e homens que se dedicam à criação de um sistema eleitoral seguro e inclusivo.”

“Que o bom exemplo da Justiça Eleitoral nos sirva de farol para que possamos exercitar nossa capacidade de trabalhar juntos pelo que importa e de cooperar naquilo que é maior e mais importante, como é a nossa democracia”, parabenizou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB SP), Leonardo Sica. Representando o Ministério Público Eleitoral, a procuradora regional eleitoral substituta, Adriana Scordamaglia Fernandes, destacou que os homenageados “representam com exatidão a simbologia da Justiça: enfrentam as questões jurídicas e fáticas, a cada nova eleição, com valentia, sempre primando pelo debate democrático”.

Falando em nome dos agraciados, o governador Tarcísio de Freitas ressaltou a responsabilidade acompanhada pela condecoração. “Esta comenda é como uma nota promissória: a gente sai daqui mais devedor da Justiça Eleitoral. É um trabalho enorme que vocês fazem para garantir que a eleição transcorra com tranquilidade em cada canto do nosso estado e do nosso país e nós precisamos honrar a confiança que nos foi depositada pelos eleitores, sempre tentando fazer o nosso melhor”, declarou.

Pelo TRE-SP, compareceram à cerimônia o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré; e os integrantes da Corte eleitoral, desembargador federal Mairan Gonçalves Maia Júnior, desembargadores Roberto Maia Filho e Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi, juízes Maria Domitila Prado Manssur e Ronnie Herbert Barros Soares; e juristas Diogo Rais Rodrigues Moreira e Danyelle da Silva Galvão.

Também prestigiaram a solenidade o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o desembargador federal Nino Oliveira Toldo, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3); o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; o presidente do TRE-SP no biênio 2021/2023, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; o presidente do TRE-SP no biênio 2019/2021, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; o presidente do TRE-SP no biênio 2017/2019, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o presidente do TRE-SP no biênio 2015/2017, desembargador Mário Devienne Ferraz; o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; os desembargadores do TJSP Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior e Maria Olívia Pinto Esteves Alves; a defensora pública-geral de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; os desembargadores federais do TRF3 Marcelo Vieira de Campos e Carlos Eduardo Delgado; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, juiz Thiago Elias Massad; a diretora executiva da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP), juíza Fernanda Mendes Simões Colombini; o assessor da corregedoria do TRE-SP e conselheiro da EJEP, juiz Renato de Andrade Siqueira; o coordenador pedagógico do curso de pós-graduação da EJEP, juiz Richard Paulro Pae Kim; a juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo Gabriela Fragoso Calasso Costa; o diretor geral do TRE-SP Claucio Cristiano Abreu Corrêa; e o secretário municipal de Justiça de São Paulo, André Guilherme Lemos Jorge.

 

Comunicação Social TJSP – BB (texto) / LC (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

           

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP