Judiciário paulista participa de solenidade que marca adesão do TJPR ao eproc
TJSP será orientador no planejamento de implementação.
O coordenador da área de TI do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Alves Braga Júnior, representou o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na assinatura do termo de adesão do TJ do Paraná (TJPR) ao sistema eproc. A solenidade foi conduzida pela presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, e foi prestigiada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin. “Este século interpela que tenhamos a capacidade e aptidão de colocar as ferramentas tecnológicas a serviço da prestação jurisdicional. Aceitei o convite para aqui estar e realçar a importância de concretizar a justiça digital, sem jamais esquecer de colocar o ser humano no centro de nossos propósitos e de nossos afazeres”, disse o ministro.
A Corte paranaense é a 20ª a adotar o sistema no país, o que fortalece o protagonismo do eproc na Justiça brasileira – estima-se que 55% de todos os novos processos no país tramitarão pela plataforma, que concentrará 70% das demandas da Justiça estadual. Assim como ocorreu em São Paulo e em outros tribunais, a implantação no Paraná contará com amplo apoio da comunidade eproc, que é a rede colaborativa formada por integrantes de todas as instituições que utilizam o sistema e atuam conjuntamente na gestão de demandas, aprimoramentos, adequação a sistemas nacionais e outras questões técnicas e negociais. Pela primeira vez, caberá ao TJSP o papel de tribunal orientador no planejamento da implementação.
O desembargador Antonio Carlos Alves Braga Júnior falou da exitosa experiência que tem sido a transição para o eproc no Judiciário paulista, com mais de 500 mil processos tramitando pelo novo sistema, já implementado em diversas comarcas e competências. “O ingresso na comunidade eproc é o maior ganho que o Tribunal de São Paulo teve na sua história recente. Há um desenvolvimento permanente, uma melhoria do sistema de modo exponencial. Cada tribunal que adere é um novo colaborador. Não lembro de uma experiência tão transformadora nessa escala como é a experiência da comunidade eproc”, afirmou o magistrado.
Também assinaram o termo o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) – instituição que desenvolveu o eproc –, desembargador federal João Batista Pinto Silveira; o presidente do TJ de Santa Catarina, desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto; e o 1º vice-presidente do TJ do Rio Grande do Sul, desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório – tribunais que também atuarão como orientadores na área técnica. A solenidade foi prestigiada, ainda, por muitos magistrados e representantes de instituições.
*Com informações do TJPR
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Divulgação TJPR (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp