Museu do TJSP premia obras de servidores no 2º Salão de Belas Artes
Valorização da sensibilidade artística de funcionários do TJSP.
O Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, hoje (18), a cerimônia de premiação do Concurso de Pintura do 2º Salão de Belas Artes, no Palacete Conde de Sarzedas. Entre cores, traços e olhares, três obras de servidores foram premiadas e duas receberam menção honrosa. Ao todo, 35 pinturas selecionadas pela banca julgadora integram a exposição, aberta ao público até o final do ano. A cerimônia foi conduzida pelo coordenador do Museu, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. Confira todas as obras participantes.
A iniciativa busca valorizar a sensibilidade artística dos servidores do Judiciário paulista e integra as comemorações pelos 30 anos do Museu do TJSP, com homenagem ao seu primeiro coordenador, desembargador José Rubens Prestes Barra.
Antes do anúncio dos vencedores, o desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho relembrou a trajetória do Museu e seu crescimento ao longo de três décadas, destacando o papel dos servidores na preservação da memória do Tribunal. Ele também agradeceu a participação de todos os inscritos no concurso. “Os funcionários são a alma do TJSP, representam a força do Poder Judiciário de São Paulo. Por isso, fazemos questão de homenageá-los e valorizá-los pelo espírito criativo, pela técnica, pelas habilidades e pela forma como souberam expressar emoções”, afirmou.
Em 1º lugar, Felipe Machado Novais conquistou o prêmio com a obra “Jovem Guineense”. O 2º lugar ficou com Dulce Alves Taveira Koller, autora de “Lugares pelo mundo”, e o 3º lugar foi concedido a Carolina Rodrigues Rentes. Receberam menção honrosa Suzana Andrade Pinheiro, com “Raiz ancestral, horizonte em ondas”, e Bruna Cristina Posena Misard, com a obra “Immigration”.
Os prêmios foram entregues pelo coordenador do Museu e por familiares do desembargador José Rubens Prestes Barra: sua filha, Maria Laura Prestes Barra, e os netos Felipe e Fábio. Também prestigiaram a solenidade a coordenadora do Gade 9 de Julho, desembargadora Marcia Regina Dalla Déa Barone, o desembargador Daniel Blikstein; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires; demais autoridades e servidores.
Os quadros foram produzidos a partir de técnicas como tinta a óleo acrílica, guache e/ou colagem, sobre tela, papel, tecido ou compensado. Integraram a Comissão de Avaliação a restauradora de arte e artista plástica Alice Rossi de Barros (presidente); a restauradora Liege Zampol; o artista plástico e professor internacional de pintura Gilberto Geraldo; o fotógrafo Renato de Souza; e as artistas plásticas Camila Giudice e Cristiane Carbone.
Serviço
2º Salão de Belas Artes
Data: até 18/12, de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 13 às 17 horas
Local: Palacete Conde de Sarzedas - Rua Conde de Sarzedas, nº 100 - Sé - São Paulo
Entrada: Gratuita
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / RO (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: