Comunicação Social

Notícia

Museu do TJSP publica relatório de atividades

Ações com foco na preservação da memória.

 

O Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, coordenado pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho e responsável pela preservação da cultura e da história do Judiciário paulista, divulgou relatório com as principais atividades realizadas durante o biênio 2024/2025. Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

 

Acervo

O acervo do Museu do TJSP é composto por objetos, móveis de estilo, processos e documentos de interesse histórico, vestimentas, quadros histórico artísticos e bens arquitetônicos. Nos dois últimos anos, houve a recepção de 187 itens, como apólices da dívida pública; Obras completas de Ruy Barbosa – Discursos Parlamentares; Livro de cópias do Diário Oficial do Executivo – Ano de 1932; e peças históricas de desembargadores e de outras comarcas. No mesmo período, foram catalogados 881 itens e editados outros 3 mil. No que tange à digitalização de documentos históricos, mais de 7 mil páginas passaram ao formato digital.

 

Comunicação

Em 2024, o Museu atuou diretamente na comemoração aos 150 anos da Corte Bandeirante. Em matéria veiculada na edição impressa do jornal O Estado de S. Paulo, o desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho falou sobre a trajetória do Judiciário ao longo dos anos. “Tivemos crimes, julgamentos de repercussão, mas o Tribunal se manteve como veleiro no oceano. Vem a tempestade, mas ele continua. É inexplicável”, declarou. “O que mais me tocou foi a incolumidade, porque o Tribunal chega a 150 anos com dignidade, cabeça erguida, com trabalho em dia, produção. O que me impressiona é a segurança com que a instituição é conduzida”, completou ao veículo. 

Também na área de comunicação, durante o biênio 2024/2025 foram lançados dois episódios do Podcast Casos Forenses, tratando do incêndio do Edifício Joelma e da trajetória de Luiz Gama, com mais de 60 mil visualizações; e duas novas entrevistas do projeto Reflexões, com os professores José Vicente e Eunice Prudente, engajados na luta pela igualdade racial.

 

Exposições

Nesta gestão aconteceram importantes exposições organizadas pelo Museu. O 2º Salão de Belas Artes premiou e expôs obras de servidores de todo o estado, contribuindo para a valorização dos funcionários e destacando sua importância na preservação da memória do TJSP. Já a exposição virtual e física “Tribunal da Justiça Paulista: sua história, seus personagens”, em celebração aos 150/151 anos do TJSP, foi lançada com conteúdo revisto e atualizado. Também ocorreram mostras como “Em Escalas: do macro ao micro – Retratos do Liceu na cidade de São Paulo”, “Memorial Santana: 40 anos do Foro Regional”, nas modalidades física e virtual; e “Revolução em 32 quadros e o Pincel Constitucionalista”, realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; e a exposição fotográfica Retratos do Ribeira, entre outras. O Museu mantém, ainda, núcleos de exposição de longa duração distribuídos em diferentes prédios do Judiciário paulista, como nas salas Advogado José Adriano Marrey Júnior e Espaço Cultural Paulo Bomfim, no Palácio da Justiça; no Memorial Hely Lopes Meirelles e no Fórum Museu de Pitangueiras.

 

Enam

Em 2024, São Paulo sediou o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), realizado em parceria entre o TJSP, Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) e Tribunal de Justiça Militar (TJMSP). Pelo terceiro ano consecutivo, o TJSP foi premiado no Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, desta vez pela exposição virtual “150 Anos: 7 Tribunais”, realizada em conjunto com os tribunais do Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul para celebrar o sesquicentenário das instituições, criadas pelo Decreto nº 2.342, de 6 de agosto de 1873. No V Enam, realizado em Goiânia neste ano, o desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho apresentou os bastidores do Podcast Casos Forenses.

 

Visitas

No Museu do TJSP todos os visitantes são recepcionados e, caso haja interesse, guiados pela equipe de servidores. Durante a visita, recebem informações sobre as exposições, objetos e a história do local. Entre 2024 e 205, foram realizadas 335 visitas (virtuais e presenciais), impactando aproximadamente 18 mil pessoas. Também foram realizadas as visitas telepresenciais “Memória TJSP”, que percorrem as diversas unidades do Judiciário paulista, difundindo o acervo patrimonial e cultural e resgatando a história das circunscrições judiciárias (CJs) homenageadas. Em 2024 foram dez edições com Circunscrições Judiciárias da 10ª à 1ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) e, em 2025, ocorreram cinco edições com CJs da 10ª a 6ª RAJs.

Neste ano também foi lançado o tour virtual 360º ao Palacete Conde de Sarzedas, experiência imersiva que percorre os quase mil metros quadrados do Palacete e oferece acesso a espaços como as salas de acervo permanente; pontos de interesse e curiosidades; mobiliário, objetos históricos e detalhes da arquitetura do Palacete; e vista 360º da Rua Conde de Sarzedas, mostrando o Fórum João Mendes Júnior, Catedral da Sé, Palácio da Justiça, Gade 9 de Julho e Comando do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

 

Conselho Curatorial do Museu do TJSP

O Provimento CSM nº 2.754/24 instituiu o Conselho Curatorial e ampliou e reestruturou a coordenação do Museu. A primeira reunião do Conselho ocorreu em 8 de setembro de 2025, ocasião em que foram deliberadas ações voltadas à preservação do patrimônio histórico e cultural do Tribunal, destacando-se a aprovação do envio de ofício circular a juízes diretores e administradores dos fóruns para levantamento de peças de valor histórico, artístico e cultural das comarcas. Também foram discutidas estratégias para avaliação e eventual restauro de peças, com sugestão de parcerias com prefeituras para custeio das intervenções.

  

  Comunicação Social TJSP – AA (texto) / LF (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

          

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP