Projeto “Justiça Nota 10” divulga segunda edição de e-book com obras de crianças de Eldorado
Jovens visitaram fórum da comarca ao longo do ano.
Já está disponível na página da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo a segunda edição do e-book “Memória, Infância e Sistema de Justiça”, que reúne desenhos e redações de crianças e adolescentes que participaram, ao longo do ano, do projeto “Justiça Nota 10”, que leva jovens de escolas públicas a conhecerem de perto o Judiciário da Comarca de Eldorado (que também abrange o Município de Iporanga), com visita monitorada ao fórum e atividades práticas. Acesse o e-book.
Neste ano, foram promovidas visitas com alunos de nove instituições da região, incluindo comunidades quilombolas. Após as atividades, as crianças e adolescentes são estimulados a descreverem suas experiências por meio de textos e ilustrações. Os vencedores do concurso foram selecionados pela idealizadora do projeto, juíza Hallana Duarte Miranda. “Fui absolutamente surpreendida pelo amor e carinho das crianças e adolescentes da Comarca de Eldorado (...) O fórum se encheu de risadas, olhinhos brilhando, curiosidade e muito aprendizado. E assim pude, muitas e muitas vezes, renovar minha fé na Justiça”, disse a magistrada.
A ação também valoriza a difusão do patrimônio institucional, cultural e histórico do Judiciário paulista. O coordenador do Museu do TJSP, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, acompanhou de perto uma das visitas. “Fiquei impressionado com a delicadeza, a naturalidade e o bom humor do grupo, porque não é fácil orientar crianças e adolescentes para encenarem atos do processo como acusação, defesa e julgamento, fora dos intrincados meandros do direito e das leis, como alternativa civilizada para resolver algum conflito vivido na escola e outros tantos que enfrentarão pela vida, já incutindo neles o sentimento do justo, como valor a ser preservado”, declarou o desembargador em trecho destacado no e-book.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / SM (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp