Comunicação Social

Notícia

Judiciário paulista homenageia Fábio de Salles Meirelles

        O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou hoje (28) o presidente da Federação da Agricultura do Estado e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Fábio de Salles Meirelles, com a entrega do título Protagonista da Agricultura do Estado de São Paulo. A solenidade – realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça e conduzida pelo presidente da Corte, desembargador José Renato Nalini – também contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Enrique Ricardo Lewandowski. 
        
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda do IV Comar, o presidente da Global Council of Sales Marketing, Agostinho Turbian, deu início às homenagens ao dizer que o agronegócio é a esperança de dias melhores. “Falar de Fábio Meirelles é ao mesmo tempo missão fácil e difícil. Fácil porque sua vida é repleta de fatos importantes. Difícil, porque não é fácil selecioná-los. Podemos dizer que é um dos mais importantes líderes rurais do Brasil nos últimos 60 anos”, afirmou.
        
O filho do homenageado  e diretor-tesoureiro do Instituto Pensar Agro, da Frente Parlamentar da Agricultura, Fábio de Salles Meirelles Filho, agradeceu em nome da família. “Para nós, da família, qualquer homenagem que seja prestada pelo Tribunal de Justiça a um brasileiro já é uma grande honra. Ainda mais, sendo nosso pai. Traz-nos uma paz interna ver o seu trabalho e o de todos os produtores reconhecido hoje. Nos orgulhamos muito”, disse.
        
Para o ex-chefe do Estado Maior, da Aeronáutica e atual diretor executivo de Projetos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), tenente-brigadeiro do ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, seu extenso currículo demonstra o terreno fértil que foi plantado ao longo de sua vida. “Sabemos da liderança que exerce no âmbito empresarial, em particular no campo da agricultura e agronegócio. Suas decisões, sempre muito firmes, nos sinalizam caminhos. Sua personalidade serena nos traz a certeza de que precisamos seguir para o futuro de nossa querida terra. Precisamos agradecer a Deus, que nos brindou – seus amigos e admiradores – com sua presença correta, firme e leal em nossas vidas”, concluiu.
        
O comandante do IV Comar, major-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno também lhe rendeu homenagens. “A agricultura pode ser entendida como a arte do saber esperar, a arte da paciência. Lá trás, ele plantou sonhos. E hoje, com seus sete filhos, colhe resultados. A sua vida tem sido uma plantação. Sabia que se não cultivasse com afinco o seu pomar no verão de sua juventude, no inverno da idade os frutos poderiam morrer antes. Para que não morresse mais cedo, defrontou-se e encarou vários desafios: da reforma agrária às queimadas, do êxodo rural às invasões de terras, do financiamento da produção à viabilidade da agricultura familiar. Atesto a sua liderança, seu espírito público, sua habilidade política, seu temperamento conciliador e suas sempre vastas e amáveis palavras”, falou.
        
Em seu discurso, Fábio de Salles Meirelles o título a seus ancestrais, responsáveis por lhe ensinar o valor da terra e do trabalho. “Receber essa homenagem é uma honraria inigualável. Se aqui estou é porque ao longo de minha trajetória sempre procurei absorver os ensinamentos que recebi, não apenas das importantes camadas sociais de São Paulo, mas também dos exemplos de grandes e valorosos mestres, dentre os quais destaco o presidente José Renato Nalini e seu notável saber jurídico. Recebo essa homenagem também em nome de todos os homens e mulheres que seguiram acreditando nos valores da pátria e da Justiça e, por isso, não esmorecem e continuam trabalhando a terra, alimentado milhões de brasileiros, brasileiras e irmãos de outras nacionalidades. Receber essa homagem é um claro sinal de que todo nosso esforço não foi e não é em vão. Mostra-nos que devemos continuar trabalhando para que a força, a capacidade e a tenacidade do homem do campo continuem se revertendo em bons e numerosos frutos para toda a sociedade”, concluiu.
        
Para o desembargador José Renato Nalini, Fábio de Salles Meirelles simboliza aquilo que o homem do campo faz para que o Brasil se torne cada vez melhor. “Receba da maior Corte de Justiça do Planeta essa singela homenagem com todo o reconhecimento por sua competência e habilidades. E também ao emblema, à legenda que representa, que é a agricultura brasileira. Estamos juntos na busca de um caminho que faça essa nação alcançar os tão sonhados dias melhores. Parabéns.’
        
O ministro Enrique Ricardo Lewandowski disse que a homenagem é prestada ao dono de um currículo excepcional – dedicado ao progresso e desenvolvimento –, mas também à agricultura, um dos principais esteios do Brasil. “O Judiciário brasileiro o homenageia e reconhece também a importância da agricultura brasileira para que possamos, enquanto sétima economia do mundo, superar em breve essa crise, a qual lamentavelmente nós nos debatemos. Parabéns ao senhor, à sua família e a todos os setores que labutam no seu dia a dia em prol do progresso e desenvolvimento do País”, finalizou.
        
A solenidade também foi prestigiada por integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) – o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; e os presidentes das Seções de Direito Privado e Público do TJSP, desembargadores Artur Marques da Silva e Ricardo Mair Anafe, respectivamente; pelo ministro Massami Uyeda; pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Paulo Adib Casseb; pelo secretário adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Rubens Naman Rizek Junior, representando o governador; pelo ex-comandante do Exército Brasileiro, general da reserva Enzo Martins Peri; pelo comandante da 2ª Região Militar, general de divisão Claudio Coscia Moura; pelo chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, general de brigada Riyuzo Ikeda; pelo comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Glauco Castilho Dall’Antonia; pelo comandante da Base Aérea de São Paulo, coronel aviador Reginaldo Pontirolli; pelos deputados estaduais Welson Gasparini e Itamar Borges; pela diretora da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção São Paulo, Tallulah Carvalho, representando o presidente; pelo vice-presidente da Federação de Comercio do Estado de São Paulo e presidente do Conselho de Assuntos Tributários do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon), Márcio Olívio Fernandes da Costa; pelo prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva; pelo prefeito de Uchoa, Cláudio Martins; por Marlene de Campos Machado, representando o deputado estadual Campos Machado; pela esposa do homenageado, Ivelle Lacerda Meirelles; além de magistrados, autoridades civis e militares, produtores e representantes do setor agrícola. 
        Mais fotos no Flickr 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP