Memória

Destaque

TJSP inaugura instalações do FD de Bastos, atribui nome ao prédio e instala Cejusc

        Na última quinta-feira (9), o Poder Judiciário de Bastos esteve em festa. Ao final da tarde, o Tribunal de Justiça de São Paulo, em solenidade com a presença do presidente José Renato Nalini, inaugurou as instalações do Foro Distrital de Bastos, atribuiu ao fórum o nome de “Doutor Issao Nishi” e instalou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

        Para a juíza diretora do fórum e coordenadora do Cejusc, Danielle Oliveira de Menezes Pinto Rafful Kanawaty, o novo prédio será fundamental para a garantia de uma prestação jurisdicional mais completa. Criado pela Lei Complementar nº 762/94, o Foro Distrital de Bastos contará com o apoio da juíza Josiane Patrícia de Souza Cabrini, com um supervisor de serviço, um chefe de seção, sete escreventes, um chefe da administração, três oficiais de justiça e dois assistentes sociais. Bastos tem distribuição mensal de 178 processos, 7.935 em andamento (3.485 cíveis, 1.865 criminais, 1.721 de execuções fiscais, 260 da Infância e da Juventude e 604 do Juizado Especial Criminal).
        
Ao saudar a população, a magistrada Josiane Patrícia de Souza Cabrini falou da importância do dia para os bastenses. “Faz-se ora um abrigo aos principais destinatários dessa obra, aos jurisdicionados e operadores do direito, que necessitam de acessibilidade, serviços concentrados em um espaço único, de instalações condignas com o seu crescimento e, acima de tudo, fisicamente prestativo ao exercício dos valores que buscam, em harmonia, sala a sala, de mãos dadas, preservar.”
        
Representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo, o conselheiro estadual Miguel Angelo Guillen Lopes destacou o caráter ético do homenageado e de sua família. Também falou sobre a contribuição que os advogados podem dar à Justiça com o incentivo à outras fórmulas de solução de conflitos.
        
O promotor de Justiça do FD de Bastos, Luiz Fernando Garcia, que representou o procurador-geral de Justiça, também ressaltou o importante momento vivenciado por aqueles buscam a Justiça e os que atuam para que ela se concretize.
        
Ao fazer uso da palavra, o desembargador Luís Fernando Nishi falou da incontida alegria e honra de presenciar a cerimônia de inauguração do prédio do Foro Distrital de Bastos, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, “coroando todo trabalho que há muito vem sendo desenvolvido no sentido de dar à Municipalidade instalações condignas para o desenrolar da prestação jurisdicional local, como estágio na tão sonhada autonomia judiciária de que merece, com a sua elevação à condição de Comarca. A alegria é imensa e redobrada conquanto também se atribui a esta Casa da Justiça de Bastos a denominação em homenagem a memória do meu falecido pai, Issao Nishi. Bastos inaugura nesta oportunidade instalações condignas e a altura de sua importância”.
        
Segundo a prefeita Virginia Pereira da Silva Fernandes, que recebeu o presidente Nalini como hóspede oficial, “era atribuição deste Executivo local lutar por esta obra, o que fizemos com muita dedicação e empenho”.
        
Ao encerrar a cerimônia o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, falou da amizade que o uniu a Issao Nishi, da alegria de participar de uma inauguração  que resultou do trabalho de inúmeras pessoas, da garra e devotamento dos primeiros japoneses que habitaram Bastos, da necessidade de se comemorar o dia do patrono para que os mais jovens tenham conhecimento da história de quem dá o nome ao prédio, do seu empenho para que Bastos se transforme em comarca e do Cejusc, instalado na mesma solenidade; “seria interessante que esse Cejusc procurasse seguir o modelo japonês que só recorrem à Justiça em casos extremos já que as pessoas  maduras têm condições de resolver seus problemas. Estamos falando de um povo milenar”.
        
Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Clóvis de Andrade Pessoa, o juiz diretor do fórum e da 5ª Região Administrativa Judiciária de Presidente Prudente, Antonio Roberto Sylla; o juiz da 2ª Vara Criminal de Presidente Prudente e coordenador da Associação Paulista de Magistrados na Regional de Presidente Prudente, João Pedro Bressane de Paula Barbosa, representando o presidente da Apamagis; os juízes da Comarca de Tupã Fabio José Vasconcelos (diretor do fórum) e Luis Eduardo Medeiros Grisolia (1ª Vara Cível); o presidente da 34ª Subseção da OAB Tupã, Wagner Fuin; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o pároco da Igreja Matriz de Bastos, padre Roger Hermínio Souza Rodrigues; o comandante do 2ª CIA do 25º BPM/I, capitão PM André Luiz a vice-prefeita de Bastos, Ione Kimura; o delegado seccional de polícia de Tupã, Luiz Antônio Hauy; o delegado de polícia de Bastos, Sandro Resina Simões; a delegada de polícia da Delegacia da Defesa da Mulher de Bastos, Janaina Antoniazzi Pinheiro Garosi; a vice-prefeita de Iacri, Marina da Angela Pacanaro; os familiares de Issao Nishi, senhora Kiyomi Azuma Nishi (viúva), Eduardo Azuma Nishi (filho), Daniela Diniz (cunhada) e Lídia Mutsumi Nishi Gastão Tsuru (prima), juízes, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, servidores e cidadãos bastenses.
        
Denominação – Issao Nishi nasceu, em Bastos, em 7 de novembro de 1929. Filho de Shizuiti Nishi e de Mie Nishi, cursou a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e trabalhou com assistente jurídico de dois governos: o de Adhemar de Barros e o de Luiz Antonio Fleury Filho. Também foi procurador-chefe e oficial legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Faleceu em 1º de junho de 2006.

        Mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br       


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP