Memória

Destaque

Colegas homenageiam desembargador Reinaldo Miluzzi em sua última sessão de julgamento

Magistrado se aposenta após 36 anos de carreira.  

 

Um amigo sensível, humilde, empático, solidário e preocupado com todos. Um humanista. Assim foi classificado o desembargador Reinaldo Miluzzi durante sua última sessão de julgamento antes da aposentadoria, realizada hoje (24). O magistrado, que atua na 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, deixará a Magistratura após 36 anos de dedicação.
Diversos juízes e desembargadores estiveram presentes na sessão em homenagem ao colega. “Uma pessoa serena, humilde e absolutamente firme. Sempre julgou de forma imparcial e buscando solucionar os conflitos da melhor forma possível, buscando o bem comum. Reinaldo é um juiz que não há reparo a ser feito. É uma pessoa tão querida que tantos colegas vieram prestigiar. Isso demonstra não só o respeito pelo profissional, mas o carinho ao Reinaldo Miluzzi”, elogiou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe.
O presidente da Seção de Direito Público, desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, falou em nome do presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, e do vice-presidente, desembargador Luis Soares de Mello, e destacou a convivência sempre rica e harmônica. “A instituição do Poder Judiciário é maior que todos, mas, no seu caso, será muito difícil que a gente venha a repor uma perda como essa. Uma figura ímpar, simples, humilde, um exemplo de como deve ser um juiz. Num País como o nosso, um exemplo como o Reinaldo tem que frutificar.”
A simplicidade e humildade de Reinaldo Miluzzi também foram citadas pelo presidente na Seção de Direito Criminal do Tribunal, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, como uma das características mais marcantes. “O Reinaldo é uma pessoa cativante. Um ser humano humilde, uma pessoa simples e que dá prazer estar ao lado dele. Hoje ele se despede da Magistratura, mas não dos amigos. Certamente a convivência continuará a ocorrer”, disse.
Diversos magistrados prestigiaram a despedida. Fizeram uso da palavra para enaltecer a trajetória e a amizade do homenageado os desembargadores Luciana Almeida Prado Bresciani, Flora Maria Nesi Tossi Silva, Dimas Borelli Thomaz Júnior, Moacir Andrade Peres, Rubens Rihl Pires Corrêa e Antonio Carlos Alves Braga Júnior.
Em nome do Ministério Público, o procurador de Justiça Dimitrios Eugênio Bueri foi enfático:Não conheço quem não respeite e quem não admire o desembargador Reinaldo Miluzzi no Ministério Público. Na Magistratura, fez valer não só a lei, como também a justiça, em seu mais cristalino existir. A justiça que todos esperamos. Vossa Excelência é o juiz pelo qual todos gostaríamos de ser julgados.”
Ex-assistente do gabinete do desembargador Reinaldo Miluzzi e atualmente integrante da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, Guilherme Cavalcanti também elogiou o magistrado. Em nome do gabinete do desembargador, a servidora Dayana Valensuela Barduzzi declarou ter orgulho em ter participado de uma carreira tão bonita. “Algo que se destaca no doutor é o olhar sensível e humano. Ele tem muita empatia com o próximo, é humilde, simples e ficará como legado nas nossas vidas e no Tribunal”, falou.
Os integrantes da 6ª Câmara de Direito Público foram calorosos ao falar do colega e amigo. “Relato o privilégio em ter convivido com Reinaldo Miluzzi. Fico muito dividido com seu afastamento, mas creio que isso é apenas uma situação episódica e que o relacionamento, os encontros e a amizade permanecem”, asseverou o desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto. “É triste perder alguém como Vossa Senhoria. Triste porque perdemos um magistrado de sua estirpe, justo e com conhecimento jurídico sólido”, destacou o desembargador Decio Leme de Campos Júnior. Emocionada, a desembargadora Maria Olívia Pinto Esteves Alves agradeceu ao amigo “pela sabedoria que me transmitiu, pelo equilíbrio e pelos ensinamentos de respeito e carinho que você dedicou a mim e as minhas colegas.” Em seguida, a juíza substituta em 2º Grau Silvia Maria Meirelles Novaes de Andrade comentou sobre suas impressões do desembargador: “Fiquei surpresa e encantada com a sua sensibilidade, seu conhecimento jurídico e tudo o que é como pessoa e magistrado”.
A última homenagem foi do presidente da Câmara, desembargador Sidney Romano dos Reis. “Só posso agradecer a Deus por ter conhecido e me tornado amigo e aluno do Reinaldo em muitas coisas, sobretudo em sua verdadeira lição de fraternidade incondicional e palavra serena, sempre bondosa. Nunca ouvi um resquício sequer de malícia em suas palavras. Sempre uma alma plena, limpa, cristalina e transparente”, finalizou.
Após todo o carinho recebido, o desembargador Reinaldo Miluzzi teceu algumas palavras e agradeceu as homenagens. “Combati o bom combate. Procurei ser um bom juiz e, sobretudo, combati a mim mesmo para não perder a simplicidade daquele menino que nasceu na roça. Esse combate eu procuro fazer comigo para ser, quanto mais possível, um cristão no verdadeiro sentido da palavra. Encerro uma carreira de 36 anos e tentei fazer da melhor forma. Guardo a fé num Judiciário forte, que precisa de magistrados que sejam totalmente independentes e não aceitem interferência de fora, um Judiciário que tem juízes como todos esses que se manifestaram. Agradeço a Deus por esse patrimônio de amizades.”

 

  Trajetória – Natural de Guatapará (SP), nasceu em 1946 e graduou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1972. Ingressou na Magistratura em 1985, nomeado juiz substituto na 2ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de São Bernardo do Campo. Ainda no ano de 1985, foi promovido a juiz de 1ª entrância da Comarca de Eldorado Paulista. Chegou a São Paulo dez anos depois, em 1995, promovido para a 29ª Vara Cível Central. Em 2004, foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º Grau e, cinco anos mais tarde, em 2009, foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.

  Comunicação Social TJSP – AA (texto) / KS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP