TJSP lança campanha “Fazer o Futuro Sorrir”
Arte e Justiça pela proteção dos direitos das crianças.
O Tribunal de Justiça de São Paulo e instituições parceiras lançam, na terça-feira (13), às 15h30, no Palácio da Justiça, a campanha “Fazer o Futuro Sorrir”, voltada à valorização da Primeira Infância – período que abrange os seis primeiros anos de vida, considerado decisivo para o desenvolvimento humano. O evento tem como destaque a estreia do videoclipe de mesmo nome da campanha, gravado com a participação de crianças do Instituto Anelo. A produção simboliza o compromisso coletivo com a escuta, o afeto e a promoção dos direitos da infância.
Justiça, arte e infância
A iniciativa integra o Projeto “Rap da Primeira Infância”, desenvolvido no âmbito do TJSP, que propõe reflexão sobre a necessidade de engajamento para a criação de ações e políticas voltadas ao desenvolvimento infantil saudável e digno. Também ressalta os direitos das crianças nessa fase essencial da vida: crescer em um ambiente verdadeiramente afetivo, que favoreça não apenas o bem-estar emocional, mas também o desenvolvimento físico, cognitivo, mental e motor.
A música, interpretada pelo rapper Renan Inquérito em parceria com o Coral de Crianças do Instituto Anelo de Campinas, tem autoria da juíza da área da Infância Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman e do próprio rapper. Nasceu a partir de um poema escrito pela magistrada, com a intenção de inspirar uma composição musical no estilo rap e amplificar, por meio da arte, a mensagem de proteção e cuidado com a infância. Ela fará uma exposição sobre o projeto no dia do lançamento.
Parceiros
A campanha é fruto de parceria entre o Instituto Anelo, o Projeto Afin, o NIPPI (Núcleo de Interlocução para Políticas em Primeira Infância) e a Coordenadoria da Infância e da Juventude, sob a coordenação do Tribunal de Justiça de São Paulo. Conta ainda com o apoio da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (Abraminj), do Ministério Público do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, do Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv), do Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup), do Fórum Estadual de Juízas e Juízes da Infância e da Juventude de São Paulo (Foeiji-SP) e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AO (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: