TJSP é finalista em três categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

 

CIL, Meninas Ocupam e Casos Forenses disputam premiação.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo é finalista em três categorias do 23º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça: Comunicação Inclusiva, com o projeto Central de Intermediação em Libras (CIL); Relacionamento com a Mídia, com a ação Meninas Ocupam; e Podcast e Rádio, com o episódio “Incêndio no Edifício Joelma” do Podcast Casos Forenses. Os vencedores serão conhecidos em 8 de agosto, durante o último dia do XIX Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que será realizado em São Luís (MA). Confira os finalistas.

O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) e tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos produzidos ou coordenados pelos setores de comunicação dos diversos órgãos que compõem o sistema de Justiça no Brasil.

A 23ª edição contempla projetos publicados ou veiculados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024. São 16 categorias: Artigo Acadêmico; Comunicação Inclusiva; Comunicação Interna; Fotografia; Mídia Audiovisual; Mídia Digital; Mídia Social; Podcast e Rádio; Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público; Projeto Gráfico; Publicação Impressa Especial; Relacionamento com a Mídia; Reportagem Escrita; Vídeo Institucional; Votação Popular; Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

Os vencedores são definidos pelas Comissões Julgadoras de cada categoria, composta por profissionais da área de Comunicação Social indicados pela diretoria do FNCJ, em conjunto com a Comissão Organizadora da premiação (exceto na categoria Votação Popular, escolhida pelo público). Confira critérios de julgamento no regulamento. 

 

Projetos

A Central de Intermediação em Libras (CIL) é uma parceria do TJSP, por intermédio da Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) da Prefeitura de São Paulo, que propicia a mediação da comunicação de pessoas com deficiência auditiva que buscam o Judiciário. São três unidades já instaladas: nos fóruns João Mendes Júnior e Hely Lopes Meirelles e no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda). A partir da leitura de um QR Code disponibilizado na entrada dos prédios, é iniciado um atendimento prévio com a CIL por videochamada, com intérprete para tradução simultânea da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Depois, o usuário é encaminhado para uma sala com equipamento acessível para a continuidade do atendimento.

A ação Meninas Ocupam, promovida em parceria coma com a ONG Plan International Brasil, foi realizada no Dia Internacional da Menina (11 de outubro), no Palácio da Justiça, ocasião em que três jovens assumiram, em ato simbólico, os cargos de presidente, vice-presidente e corregedora-geral da Justiça. Além disso, dezenas de meninas de 14 a 17 anos participaram de uma roda de conversa com magistradas do TJSP. O objetivo da iniciativa foi incentivar que meninas e mulheres ocupem espaços de poder e conquistem funções de liderança. A ação foi destaque em reportagem da TV Globo.

O Podcast Casos Forenses é um projeto da Diretoria de Comunicação Social e do Museu do TJSP que traz ao público casos que marcaram o Judiciário paulista e tiveram repercussão nacional, a partir de um trabalho multisetorial de conservação, pesquisa e produção audiovisual. Lançado em maio de 2024, o episódio “Incêndio no Edifício Joelma” resgata as causas e consequências da tragédia ocorrida há 51 anos, que deixou 180 mortos e centenas de feridos, incluindo seus desdobramentos na Justiça criminal e mudanças legislativas. Acesse a página de Podcasts do TJSP para ouvir este e outros episódios. O Casos Forenses busca seu segundo Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, já que foi vencedor da categoria Grande Prêmio em 2023.

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) /LF (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial
www.x.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp
  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP