TJSP amplia unidades judiciais que utilizam WhatsApp para intimações
Objetivo é agilizar comunicação com as partes.
O Tribunal de Justiça de São Paulo ampliou, nesta semana, as unidades judiciais que integram projeto-piloto para envio de intimações judiciais pelo WhatsApp, pelo número oficial (11) 4802-9448. O serviço passa a ser utilizado no Núcleo 4.0 de Pedido de Medicamentos/SUS, na 1ª a 5ª Varas do Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital, na 2ª Vara do Júri da Capital, na Vara Regional das Garantias da 10ª Região Administrativa Judiciária e nas Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
O WhatsApp já é utilizado na Vara Central da Violência Doméstica da Capital, nas Varas da Família da Lapa (por meio da Unidade de Processamento Judicial – UPJ), nos Juizados Especiais Cíveis do Foro Regional de São Miguel Paulista (SP) e da Comarca de São Carlos e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Itaquera, primeiras que receberam o serviço no lançamento do projeto.
As intimações são enviadas exclusivamente para os números informados nos autos, mediante consentimento prévio da parte, e não permitem interação ou resposta. Ao ser entregue e identificado o “duplo check” de recebimento da mensagem, a intimação é considerada válida, e o sistema gera um comprovante para juntada aos autos. O objetivo é expandir gradualmente o uso da ferramenta para todas as unidades do Estado.
Funcionamento
O novo serviço muda a forma de comunicação com o cidadão sobre as etapas da ação. Nos processos envolvendo casos de Violência Doméstica, por exemplo, a vítima recebe, diretamente no celular, notificações sobre a concessão, prorrogação ou revogação de medida protetiva, conforme determina a Lei Maria da Penha. “A intimação por WhatsApp é uma ferramenta de segurança para mulheres em situação de risco. Permite que saibam, sem demora, o que está acontecendo no processo”, destaca o juiz assessor da Presidência do TJSP, Cristiano de Castro Jarreta Coelho, coordenador do projeto.
Fique atento
O número oficial do WhatsApp do TJSP é (11) 4802-9448. O aplicativo é usado para envio de intimações judiciais, como agendamento de audiências, com o encaminhamento de um documento em formato PDF. O TJSP não solicita depósitos, dados pessoais, senhas ou códigos.
Comunicação Social TJSP – BC e CA (texto) / MK (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp