“Um dia no TJ” leva filhas e filhos de servidores ao Palácio da Justiça
Visita monitorada à sede do Poder Judiciário paulista.
Familiares de servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo participaram, hoje (23), da quarta edição da ação “Um dia no TJ”, que recebe filhas e filhos de funcionários, de 4 a 14 anos, para visita monitorada ao Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário Bandeirante. Por meio da iniciativa, as crianças conhecem um pouco mais sobre o local onde seus pais ou responsáveis trabalham, vivenciando a rotina do Judiciário paulista.
A visita começou no Salão do Júri, onde funcionou por 61 anos o 1º Tribunal do Júri, palco de julgamentos célebres que marcaram a sociedade da época. Nesse espaço, ouviram curiosidades sobre o maior Tribunal do mundo e aprenderam sobre a deusa Têmis, guardiã da Justiça, e os três elementos que carrega: a espada, que representa o poder da Justiça; a balança, símbolo do equilíbrio nas decisões; e a venda nos olhos, que indica a imparcialidade. Ao ser perguntada sobre o que decidiria caso fosse juíza por um dia, uma das crianças respondeu que iria “mandar prender quem estava errado”.
Em seguida, o grupo visitou a Sala Advogado José Adriano Marrey Júnior, que abriga parte do acervo histórico do Tribunal. O espaço conta com exposição permanente de quadros e objetos históricos da Corte paulista, como a colher de pedreiro que foi utilizada no assentamento da pedra fundamental do Palácio da Justiça, e sinetas e malhetes, que fizeram parte de uma gincana de “caça ao tesouro” promovida pela equipe da Diretoria de Cerimonial e Relações Públicas. Muitas crianças se surpreenderam ao descobrir que, no Brasil, os juízes utilizavam sinetas, e não o pequeno martelo, para impor ordem e autoridade durante as audiências.
No quinto andar do prédio, os visitantes foram na Sala dos Retratos, onde ficam as imagens dos ex-presidentes do Judiciário Bandeirante; e no Salão Nobre Ministro Costa Manso, cuja decoração é inspirada na cultura grega clássica, com pinturas folheadas a ouro. Ali, a juíza assessora da Presidência (Gabinete Civil) Karina Ferraro Amarante Innocencio agradeceu aos participantes: “Todas essas crianças, ao virem aqui, têm a oportunidade de ver que há muita coisa bonita na nossa cidade e no ambiente onde os pais trabalham. Faço votos para que hoje levem algo que venha a florir. Talvez daqui sairão futuros juízes, servidores ou advogados que terão o mesmo amor que todos nós temos pelo Tribunal”, disse.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: