Juízes do 191º Concurso de Ingresso na Magistratura participam de programação no Palácio da Justiça e no Museu do TJSP

Atividades do Curso de Formação Inicial.
 
Os juízes aprovados no 191º Concurso de Ingresso na Magistratura participaram, ontem (23), de mais uma etapa do Curso de Formação Inicial, promovido pela Escola Paulista da Magistratura (EPM). Os novos magistrados se reuniram com o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e com juízes assessores da Presidência no Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário paulista. Na ocasião, também realizaram visita monitorada no prédio e no Palacete Conde de Sarzedas, onde fica o Museu do TJSP.   
O presidente Fernando Torres Garcia falou sobre a versatilidade como característica essencial dos magistrados, que, além da judicatura, também desempenham papéis administrativos na direção de fóruns e na condução dos trabalhos de cartórios e gabinetes. Em seguida, colocou sua equipe à disposição e destacou a relevância do momento. “É muito importante que conheçam o Palácio da Justiça, porque ele não é só nossa sede, mas o símbolo da autoridade do Poder Judiciário”, afirmou. O vice-diretor da EPM e coordenador do Curso de Formação Inicial, desembargador Ricardo Cunha Chimenti, esteve presente na reunião.  
Ao longo da manhã, os novos magistrados do TJSP estiveram com os juízes assessores da Presidência, que explicaram sobre a estrutura do Tribunal: Rodrigo Nogueira e Karina Ferraro Amarante Innocencio abordaram o funcionamento do Gabinete Civil, encarregado da interlocução direta das demais pastas com o presidente, entre outras atribuições. Em seguida, Josué Modesto Passos discorreu sobre o apoio jurisdicional aos processos de competência do presidente, incluindo demandas do Órgão Especial e do Conselho Superior da Magistratura (CSM).  
Flavia Castellar Oliverio e Maria Fernanda Belli esclareceram sobre a designação de magistrados, e André Gustavo Cividanes Furlan e Wagner Roby Gidaro abordaram a gestão dos recursos humanos e a segurança pública do TJSP.  
Claudia Maria Chamorro Reberte Campaña e Juliana Amato Marzagão apresentaram questões relacionadas a gestão de contratos, processos licitatórios e assuntos ligados à administração predial. Por fim, Cristiano de Castro Jarreta Coelho tratou de temas atrelados à governança de sistemas, seguido de Felipe Albertini Nani Viaro e Henrique Dada Paiva, que destacaram aspectos da área de tecnologia da informação, planejamento e gestão. Foram apresentados projetos como a implantação do eproc, o programa Execução Fiscal Eficiente e a ampliação do modelo das Unidades de Processamento Judicial (UPJs), dentre outros. 
 
Visitas ao Palácio da Justiça e Museu do TJSP 
Na parte da tarde, os juízes foram recebidos no Gade 9 de Julho, um dos prédios que abriga os gabinetes da Seção de Direito Privado, situado ao lado do Palacete Conde de Sarzedas. O coordenador do Curso de Formação e da Comissão Permanente de Avaliação Documental e integrante da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, apresentou a história do Judiciário paulista aos seus novos integrantes. “É muito importante que entendam a origem de tudo e como a Justiça de São Paulo se desenvolveu”, disse. 
A coordenadora do Gade 9 de Julho, desembargadora Marcia Regina Dalla Déa Barone, falou sobre o edifício e a Seção. “Este é um dos prédios ocupados pelos gabinetes de desembargadores e juízes em 2º Grau pertencentes ao Direito Privado. A seção é maior que os outros Tribunais de Justiça do país em número de desembargadores. São Paulo tem uma magnitude muito grande”, esclareceu. 
O coordenador do Museu e presidente da Comissão da Gestão da Memória, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, enalteceu a trajetória da Corte Bandeirante e a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural. “A nossa instituição é formada por pessoas. Do coeficiente pessoal de cada um é que sai a alma da Justiça paulista. Vocês estão fazendo história”, declarou. 
Também integraram a mesa os juízes integrantes da coordenação do Curso de Formação Laura de Mattos Almeida (2ª vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados) e Ricardo Felício Scaff (assessor da Corregedoria Geral da Justiça).  
Na sequência, os participantes assistiram a um vídeo institucional e conheceram o Museu do TJSP, onde tiveram contato com peças, artigos e processos históricos. Após, participam de visita monitorada no Palácio da Justiça, percorrendo ambientes icônicos como o Salão dos Passos Perdidos, o Espaço Cultural Poeta Paulo Bomfim, o Salão do Júri, a Sala Advogado José Adriano Marrey Júnior (Biblioteca) e o Salão Nobre Ministro Manoel da Costa Manso (Plenária). Ao final, foram recebidos no Gabinete da Presidência pelo presidente Fernando Antonio Torres Garcia. 

 

  Mais fotos no Flickr.

 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP