TJSP instala Centro de Solução de Conflitos no Foro Regional do Tatuapé
Incentivo às soluções consensuais de conflitos.
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, hoje (28), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Foro Regional do Tatuapé. A solenidade virtual foi conduzida pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Silvia Rocha, representando o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. O presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho, prestigiou a cerimônia.
“Mais do que um centro de conciliação, o Cejusc representa uma política pública de grande relevância, que tem sido prioridade desta Presidência. Com ele, é possível promover, em um país com mais de 80 milhões de demandas, uma cultura de soluções consensuais, reduzindo a judicialização excessiva e o dispêndio de recursos públicos”, afirmou o juiz responsável pela coordenação da unidade instalada, João de Oliveira Rodrigues Filho.
A coordenadora do Nupemec, desembargadora Silvia Rocha, destacou a relevância da instalação da 321ª unidade do Cejusc no Estado de São Paulo. “Agora, todos os Foros Regionais da Capital contam com um centro instalado. Logo, todos reconhecerão sua grande utilidade e o potencial de resolver conflitos de forma mais célere, eficiente e cidadã. O Tribunal de Justiça de São Paulo, em conjunto com o Nupemec, tem se dedicado à expansão e ao fortalecimento dos métodos alternativos de resolução de conflitos, por entender que são a via mais rápida e eficaz para atender aos interesses das partes envolvidas”, declarou.
Prestigiaram a cerimônia o diretor do Foro Regional do Tatuapé, juiz Antonio Manssur Filho; os juízes do Fórum Cláudio Pereira França (2ª Vara Cível) e Cristina Elena Varela Werlang (1ª Vara Criminal); os promotores de Justiça Daniel Ribeiro da Silva e Marco Antonio Faustino; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil OAB - Subseção Tatuapé, Thiago Massicano; entre outros magistrados, representantes do sistema de Justiça e servidores.
Cejuscs - atendem demandas das áreas Cível e de Família, como Direito do Consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia e regulamentação de visitas. Não há limite de valor da causa. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.
Cejusc Tatuapé - Rua Santa Maria, 245 - Parque São Jorge (localizado no fórum)
Horário de Atendimento: Advogados - 9 às 17h / Público em geral - 13 às 17h
Cejusc Tatuapé - Rua Santa Maria, 245 - Parque São Jorge (localizado no fórum)
Horário de Atendimento: Advogados - 9 às 17h / Público em geral - 13 às 17h
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / LC (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: