101ª Subseção da OAB Tatuapé realiza julgamento simulado no TJSP
Prática de sustentação oral.
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na última sexta-feira (25), advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Tatuapé e estudantes de Direito, para realização de julgamento simulado em 2º Grau, no Salão do Júri do Palácio da Justiça. A atividade proporciona prática de oratória e estratégias de argumentação na sustentação oral.
A banca julgadora foi composta pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Otávio Augusto de Almeida Toledo e pelos desembargadores Mário Devienne Ferraz e Lauro Mens de Mello. Os advogados Alessandra Martins Gonçalves Jirardi, Daniel Leon Bialski e Leonardo Ferres da Silva Ribeiro compuseram a banca avaliadora da OAB.
Representando o presidente da 101ª Subseção da OAB Tatuapé, o secretário-geral, Mansur Cesar Sahid, destacou a importância da ocasião. “É um prazer imenso ter a possibilidade de participar de um evento em um lugar histórico, gentilmente cedido pelo Tribunal de Justiça paulista, onde ocorreram grandes debates jurídicos. Que essa atividade seja muito proveitosa para todos os que buscam aprimorar a prática da sustentação oral.”
A presidente da Comissão de Direito Penal da 101ª Subseção da OAB Tatuapé, Adriana Queiroz Jardim, reforçou a relevância da iniciativa. “Este momento representa muito mais do que um simples exercício acadêmico. Aos jovens advogados, sintam-se privilegiados, pois é uma oportunidade ímpar de desenvolver a sustentação, aprimorar a oratória e vivenciar na prática a nobre missão de defender direitos e de garantir Justiça”, afirmou.
O ministro Otávio Augusto de Almeida Toledo parabenizou a entidade pela iniciativa e afirmou estar lisonjeado por estar com colegas num lugar onde passaram grandes oradores de São Paulo. “No início da minha carreira como advogado, a sustentação oral era um verdadeiro desafio. Essa simulação é uma excelente forma de capacitar os novos profissionais da Advocacia”, declarou.
Para o desembargador Mário Devienne Ferraz, a sustentação oral é uma das etapas mais importantes do processo e “conhecer profundamente o processo e defender teses com proficiência é essencial”. “Desejo boa sorte a todos na carreira”, disse.
“Além de conhecer o processo e se preparar, o advogado precisa saber levantar os pontos relevantes do caso. A objetividade da sustentação oral é a grande arte dos bons oradores”, salientou o desembargador Lauro Mens de Mello.
A simulação contou com dez sustentações orais realizadas, que abordaram diferentes tipos de recursos e casos jurídicos. Ao final das apresentações, os integrantes das bancas fizeram suas considerações sobre o desempenho de cada um, pontuando os destaques e as oportunidades de melhoria.
Encerrando o evento, Adriana Queiroz Jardim parabenizou os participantes. “Ouvir os elogios dos magistrados sobre a atuação dos nossos colegas advogados nos encoraja ainda mais nessa profissão que exige coragem e preparo. Agradeço ao Tribunal pela oportunidade de realizar esta atividade neste espaço histórico.”
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: