“Um dia no TJ” encerra visitas de julho
Filhas e filhos de servidores conhecem o Judiciário.
O Tribunal de Justiça de São Paulo, realizou, ontem (31), a última edição da campanha “Um dia no TJ”, voltada a filhas e filhos de servidores. A ação ocorreu durante todo o mês de julho reunindo crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, para visitas ao Palácio da Justiça. Eles conheceram o local onde seus pais ou responsáveis trabalham e vivenciaram um pouco da rotina do Judiciário paulista. O vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, recebeu as crianças no Salão Nobre Ministro Costa Manso (Plenária) e a juíza assessora da Presidência Karina Ferraro Amarante Innocencio acompanhou a visita.
O grupo iniciou o passeio no Salão do Júri, local onde funcionou o 1º Tribunal do Júri, de 1927 a 1988, e onde ocorreram julgamentos icônicos que marcaram a história do TJSP. Na sequência, visitaram a Sala Advogado José Adriano Marrey Júnior, onde está parte do acervo histórico da Corte Bandeirante; e a Sala dos Retratos, que reúne imagens de todos os presidentes do Tribunal. Para tornar as explicações mais lúdicas, a equipe da Diretoria de Cerimonial e Relações Públicas apresentou os espaços com linguagem simples e brincadeiras.
Ao final, conheceram o Salão Nobre Ministro Costa Manso. Aos pequenos, o vice-presidente, desembargador Beretta da Silveira, contou sua história. “Comecei como servidor e depois entrei na Magistratura. Tenho uma vida inteira aqui e é um orgulho estar no TJSP. Quem sabe um dia vocês, meninos e meninas, sejam nossos funcionários e juízes”, disse. Em seguida, ele explicou sobre a Plenária: “Aqui é tudo muito bonito e toda quarta-feira o Tribunal se reúne nessa sala e faz julgamentos. É o que chamamos de Órgão Especial.” O desembargador perguntou às crianças o que mais gostaram durante a visita, e uma delas revelou: os vitrais – as peças são de autoria de Conrado Sergenicht Filho e simbolizam as virtudes da Justiça.
A servidora Juliana Stutz do Valle Adamo salientou o impacto da ação em sua família. “Queria muito que minha filha conhecesse o Palácio e andasse por onde nós andamos. Fiquei muito feliz com a oportunidade de visitar a sala onde ocorrem os julgamentos da Câmara em que trabalho. É bom para que eles entendam o nosso trabalho e a importância do que fazemos”, afirmou.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: