Visitas monitoradas neste final de semana.
O Tribunal de Justiça de São Paulo participa, neste final de semana (16 e 17 de agosto) da 11ª edição da Jornada do Patrimônio. Em visitas monitoradas, o público poderá conhecer o Palácio da Justiça, sede do TJSP, e o Museu do Tribunal, localizado no Palacete Conde de Sarzedas. Os espaços estarão abertos das 9 às 17 horas.
Palácio da Justiça
As visitas monitoradas acontecem sábado e domingo às 9h30, 13h30 e 15h30.
Inaugurado em 25 de janeiro de 1942, o prédio histórico que abriga a sede do TJSP foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, responsável também pelo Theatro Municipal, Mercado Central e pela Pinacoteca de São Paulo, e é inspirado nos Palácios da Justiça de Bruxelas e de Roma.
No tour, serão percorridos o Salão dos Passos Perdidos, espaço central de circulação recorberto por mármore e com 16 colunas de granito vermelho; o Salão do Júri, que funcionou como o Primeiro Tribunal do Júri da Capital entre 1927 e 1988, onde ocorreram grandes julgamentos da época; a Sala Advogado José Adriano Marrey Júnior, que abriga parte do acervo do Museu do TJSP; e o Salão Nobre Ministro Costa Manso, sala com pinturas folheadas a ouro, arte em alto relevo no teto, vitrais e lustres de bronze, onde ocorrem as sessões do Órgão Especial.
Visitantes individuais não precisam fazer agendamento. O agendamento para grupos acima de 10 pessoas deve ser feito .
Endereço: Praça da Sé, s/nº - Sé, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas
Palacete Conde de Sarzedas (Museu do TJSP)
As visitas monitoradas acontecem sábado e domingo às 9 horas, 11 horas e 14h30.
O tour é focado no acervo da instituição, composto por móveis centenários, arquitetura de época, processos e documentos históricos – como a participação do TJSP na Revolução Constitucionalista de 1932, o título alusivo de advogado brasileiro concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil a Luiz Gama, o primeiro recurso criminal impetrado no Tribunal da Relação de São Paulo e o auto de inquérito policial em que se averigua o assassinato de Martins, Miragaia, Drauzio e Camargo, “MMDC”, ocorrido durante manifestações contra o Governo Vargas.
Haverá, ainda, intervenções musicais do servidor do TJSP e guitarrista Aldo Scaglione.
Visitantes individuais não precisam fazer agendamento. O agendamento para grupos deve ser feito aqui.
Endereço: Rua Conde de Sarzedas, 100 – Sé, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: das 9 às 17 horas
*Em apoio à Campanha do Agasalho, o Tribunal de Justiça de São Paulo disponibiliza pontos de agasalhos e cobertores no Palácio da Justiça.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / AO (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: