Tribunal de Justiça de São Paulo recebe comitiva de juristas para visita monitorada
Grupo conheceu o Palácio da Justiça.
O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na sexta-feira (8), delegação composta por juristas da Universidade de Bologna, do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam), do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (Cedes) e do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), para visita monitorada ao Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário paulista.
Eles foram conduzidos pelo coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de 2ª Instância, da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Assédio Sexual em 2º Grau de Jurisdição, da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, e da Diretoria de Apoio ao Servidor (Daps), desembargador Irineu Jorge Fava; pela 2ª vice-presidente do Ipam e diretora-adjunta do Departamento de Convênios da Associação Paulista de Magistrados, desembargadora Tania Mara Ahualli; pela presidente do Ipam, juíza Ana Maria Brugin, e pelo juiz assessor da Presidência Felipe Albertini Nani Viaro.
O grupo iniciou a visita no Salão dos Passos Perdidos, saguão do prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, onde acontecem algumas das principais cerimônias da Corte paulista. Em seguida, passaram ao Salão do Júri, sala que funcionou o 1º Tribunal do Júri da Capital entre 1927 e 1988 e onde foram realizados julgamentos icônicos como o do cantor Lindomar Castilho, tema do terceiro episódio do podcast Casos Forenses.
Na sequência, os participantes visitaram a Sala Advogado José Adriano Marrey Júnior, que atualmente abriga parte do acervo histórico da Corte Bandeirante, e o Salão Nobre Ministro Costa Manso (Plenária), onde ocorrem as sessões do Órgão Especial.
Compuseram a comitiva o presidente do Cedes e ex-reitor da Universidade de São Paulo, João Grandino Rodas; o diretor da Escola Superior de Ciência Jurídica da Universidade de Bologna, Luca Mezzetti; o presidente do IBCJ, vice-presidente do Cedes e conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, Thomas Law; a promotora de Justiça Dulce Calmon; e outros integrantes das instituições.
Visitas monitoradas – Instituições, estudantes de diversas áreas e público em geral podem agendar as visitas na página de agendamento online.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: