Integrantes do PJ paulista prestigiam homenagem ao presidente do STF e CNJ, ministro Luís Roberto Barroso
Presidente, vice-presidente e corregedor estiveram presentes.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o vice-presidente, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira; e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, prestigiaram, na sexta-feira (15), jantar em homenagem ao presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, oferecido pelo Grupo Educacional Fatej/Fadisa – Faculdade de Direito Santo André, local em que o ministro é professor desde 2016 e, mesmo na condição de presidente do STF, não deixou de ministrar aulas e palestras na instituição.
O presidente Fernando Antonio Torres Garcia externou sua satisfação em participar da homenagem. “Para o Tribunal de Justiça, para o Poder Judiciário de São Paulo, é uma honra estar aqui nesta homenagem ao querido ministro Luís Roberto Barroso, que tão bem presidiu a nossa Suprema Corte e o Conselho Nacional de Justiça. Em especial, pelo excelente relacionamento que nós mantivemos; eu como chefe do Poder Judiciário de São Paulo e o ministro como chefe do Poder Judiciário nacional, tivemos grandes iniciativas, inclusive ligadas à área de violência doméstica, execução fiscal, enfim, todas que sei a senhora está empenhada, pensando sempre e elevando o nome da Fatej/Fadisa”, disse ao agradecer a magnífica reitora, professora doutora Arleide Braga, pelo convite.
Durante seu pronunciamento, o presidente do TJSP, destacou o sentimento de gratidão. “Tamanha a importância desse evento, das merecidas homenagens que, certamente, o ministro Barroso receberá nos próximos dias, compareceu toda a alta direção do maior Tribunal de Justiça da América Latina. Estão aqui comigo o desembargador Artur Cesar Beretta da Silva, vice-presidente da Corte; e o desembargador Francisco Eduardo Loureiro, corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo. [...] Tive o privilégio da minha gestão coincidir com a gestão do ministro Barroso.” Ele citou três situações que, com o apoio do ministro Barroso, beneficiaram o Judiciário: a extinção de 7 milhões de execuções fiscais no TJSP; a lista exclusiva de promoção ao segundo grau de jurisdição e a quebra de barreiras, que permitiu ao TJSP a implantação do sistema eletrônico eproc. “A minha fala, de hoje, é apenas de gratidão pelo tanto que o ministro fez pelo Judiciário, em especial pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Seu nome ficará eternizado no Judiciário bandeirante. Foi uma honra ter ombreado com Vossa Excelência nesses dois anos. Tem sido uma honra dirigir o Tribunal de Justiça de São Paulo sob os auspícios e sob a orientação de Vossa Excelência.”
No decorrer da homenagem fizeram uso da palavra a magnifica reitora, professora doutora Arleide Braga; o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o CGJ, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira de Souza Junior; o 1º tabelião de Notas de Santo André e professor na instituição, Thomas Nosch; e o delegado federal e professor da Fatej/Fadisa, Ulisses Prates Junior.
Em seu agradecimento, o ministro Barroso discorreu sobre dez valores que considera imprescindíveis: o bem, a Justiça, as coisas bem-feitas, a gratidão, a civilidade, a compaixão, a generosidade, a sabedoria, o pluralismo e o contentamento.
Também participaram do evento os desembargadores Ronaldo Sérgio Moreira da Silva, Marcelo Martins Berthe, Tania Mara Ahualli e Edison Tetsuzo Namba; o desembargador federal (2º TRT), Ricardo Ludovice; o juiz assessor da CGJ, Ricardo Felício Scaff; o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública e diretor do fórum de Santo André, Marcelo Franzin Paulo; a juíza da 5ª Vara Cível da Comarca de Santo André, Adriana Bertoni Holmo Figueira; o juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de São Bernardo do Campo, Mário Rubens Assumpção Filho; a juíza federal Luciana Jacó Braga; a juíza da 1ª Vara do Trabalho de São Bernardo do Campo, Claudia Flora Scupino; o presidente da 38ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Santo André, Leonardo Dominiqueli Pereira; secretários municipais e corpo docente e discente da Fatej/Fadisa.
Visita à ABCP e Instituto Hondatar – No sábado (16), o presidente Fernando Antonio Torres Garcia acompanhou o ministro Luís Roberto Barroso na visita à sede da Associação Beneficente e Comunitária do Povo – ABCP e ao Instituto Hondatar. As visitas tiveram como objetivo conhecer as ações desenvolvidas pelas duas organizações sociais. Também participou do encontro o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Heraldo de Oliveira Filho, e a ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, desembargadora Maria Cristina Peduzzi.
Comunicação Social TJSP – RS (texto) / KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp