Comarcas de Ribeirão Preto e Casa Branca recebem mutirão de perícias do Imesc

Mais de 380 atendimentos.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), e o Governo de São Paulo, por meio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), realizaram, nos dias 21 e 22/8, mutirão de perícias nas comarcas de Ribeirão Preto e Casa Branca. Foram 382 atendimentos, sendo 317 em Ribeirão Preto e 65 em Casa Branca, que contribuíram para agilizar a tramitação de processos e garantir avaliação técnica aos jurisdicionados.
Durante a ação, foram realizadas perícias ligadas a diferentes frentes técnicas, como processos securitários, obrigação de fazer, DPVAT, interdição, internação compulsória, além de casos criminais envolvendo avaliação de sanidade mental e incidentes toxicológicos. Em Ribeirão Preto, também houve a continuidade dos estudos de teleperícia, modalidade aplicada em casos de cessação de periculosidade. Esse formato combina a presença de um perito em campo com o acompanhamento remoto de outro especialista, garantindo agilidade, redução de custos e precisão técnica. O uso da videoconferência foi regulamentado pelo Provimento CG nº 1/25, que acrescenta artigos às Normas de Serviço da Corregedoria e autoriza a realização dos exames por telemedicina, via plataforma Teams, ou por análise documental, a critério do juízo. A medida garante segurança, confiabilidade e integridade dos dados, além de padronizar a quesitação mínima a ser observada nos procedimentos.
“A grande quantidade de perícias realizadas demonstra a relevância da iniciativa e o impacto direto na celeridade processual, beneficiando milhares de famílias”, afirmou o juiz diretor do Fórum de Ribeirão Preto, José Duarte Neto. “Contar com as perícias no fórum significa garantir acesso real e célere à justiça”, disse o juiz da 2ª Vara de Casa Branca, José Alfredo de Andrade Filho. Já o presidente do Imesc, Alexandre Pessôa, destacou que o programa é fundamental para aproximar a justiça da população que mais precisa. “Ao levar nossas equipes ao interior, reduzimos custos e evitamos deslocamentos desnecessários. Além disso, a Teleperícia representa uma inovação que une tecnologia e ciência para entregar laudos de alta qualidade, com mais rapidez e eficiência”, disse.

Confira os próximos mutirões:
- Jales, Fernandópolis, Votuporanga e São José do Rio Preto: 11 e 12 de setembro
- Capital – Foro Regional do Tatuapé: 25 de setembro
- Capital – Foro Regional Nossa Senhora do Ó: 9 de outubro
- Andradina: 23 e 24 de outubro

*Com informações do Imesc

Comunicação Social TJSP – BC (texto) / Imesc (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.x.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP