Boas práticas: Fórum de Capão Bonito recebe estudantes da rede municipal

Aproximação do Judiciário com a comunidade. 
 
O Fórum de Capão Bonito recebeu 25 alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jornalista José Carlos Tallarico, em uma iniciativa conjunta com a Secretaria Municipal de Educação. A atividade, conduzida pela juíza da 2ª Vara, Caroline Costa de Camargo, buscou aproximar o Poder Judiciário da comunidade e despertar, desde cedo, a consciência de direitos e deveres entre os jovens cidadãos. 
As crianças puderam conhecer de perto o funcionamento da Justiça. Visitaram as salas de audiência, de depoimento especial e o salão do júri, onde participaram de um julgamento simulado, compreendendo, de forma lúdica e pedagógica, como se processam os crimes dolosos contra a vida. A cada espaço, surgiam dúvidas e reflexões, esclarecidas pela magistrada e pelos servidores, que destacaram a importância da Justiça como instrumento de garantia de direitos e pacificação social. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Além de apresentarmos nosso trabalho para os alunos, conseguimos mostrar para a sociedade que estamos de portas abertas para receber, servir e acolher”, afirmou a juíza Caroline Costa de Camargo. 
A ação foi veiculada pelo jornal A Tribuna Sudoeste, que abordou a importância da atividade. Em entrevista, a diretora de Divisão de Educação Fundamental, Magali Lopes, salientou os impactos para o senso de cidadania e a formação integral das crianças. “Foi um dia que certamente ficará marcado na vida e na memória de nossos estudantes”, disse. Também acompanharam os trabalhos a professora Ângela e a monitora Josimara. 
Capão Bonito integra a 22ª Circunscrição Judiciária (22ª CJ), com sede em Itapetininga, e a 10ª Região Administrativa Judiciária (10ª RAJ), com sede em Sorocaba. 
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / Divulgação (fotos) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP