Palestra do PPA Novos Tempos aborda emoções e consequências da aposentadoria
Exposição do terapeuta Alexandre Pedro.
O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, hoje (2), mais uma palestra do Programa Novos Tempos – Preparação à Aposentadoria de Magistrados(as) e Valorização dos(as) Aposentados(as), no Gade 9 de Julho, com exposição do terapeuta complementar Alexandre Elias Pedro sobre “Aposentadoria: Emoções e consequências de um novo começo”. O evento teve transmissão on-line, conduzido pela coordenadora do PPA, desembargadora Maria de Lourdes Lopez Gil Cimino, com presenças de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano) e Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado). “Sabemos como o momento pode ser desafiador, mas contamos com pessoas qualificadas para ajudar nessa transição”, afirmou a coordenadora.
Alexandre Elias Pedro destacou que a aposentadoria pode ser encarada como oportunidade de recomeço e resgate de sonhos além da vida profissional. Também ressaltou a importância de manter vínculos e valorizar a trajetória construída. “Vocês dedicaram uma vida ao Tribunal. Muita gente interpreta o processo de aposentadoria como um fim, mas se olharem dessa forma realmente fica mais doloroso. Todos vocês têm um legado e deixarão uma história aqui dentro. É nisso que vocês precisam se escorar”, disse. Ele também abordou a necessidade de cuidar das emoções e compreender o impacto delas no corpo e na mente. “Alguns eventos acionam gatilhos emocionais, mas quando olhamos o que desencadeou determinada emoção conseguimos tratá-los. Dentro do nosso inconsciente estão nossos medos, coragens, propósitos, atitudes, comportamentos e relacionamentos”, salientou.
Prestigiaram o evento os desembargadores Pedro Cauby Pires de Araújo e Ruy Alberto Leme Cavalheiro, que também integram a comissão; e a coordenadora do Gade 9 de Julho, desembargadora Márcia Regina Dalla Déa Barone; além de muitos magistrados e servidores.
Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) – Instituída pela Resolução nº 958/25, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma transição mais acolhedora à inatividade, com o acompanhamento e a orientação necessários, além de fortalecer os vínculos com os(as) magistrados(as) aposentados(as). Ao longo do ano, estão sendo ministradas palestras sobre bem-estar, saúde e desenvolvimento pessoal, além de outras atividades que foquem no acolhimento, como grupos reflexivos e encontros culturais.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: