TJSP na Mídia: Imprensa repercute primeiro ano da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santos
Entrevistas dos juízes Edegar Castro e Renata Gusmão.
A Vara de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Santos completou, em agosto, um ano de instalação. A ocasião foi destaque em reportagem do jornal Caderno Regional, da Santa Cecília TV, exibida na última quinta-feira (4).
Em entrevista, o juiz titular da unidade, Edegar de Sousa Castro, falou dos benefícios da vara especializada e destacou que a maioria dos processos trata dos crimes de lesão corporal e ameaça. “Temos nos empenhado para atender as demandas de Santos. Temos 2,7 mil processos, com uma média de distribuição de 200 feitos ao mês. São 50 medidas protetivas analisadas mensalmente”, informou.
A juíza diretora do Fórum de Santos, Renata Sanchez Guidugli Gusmão, avaliou a instalação da unidade como um marco na proteção às vítimas e a concretização de um pleito de toda a sociedade. “É a demonstração de que a existência de projetos acolhedores, de redes de apoio e de sustentabilidade que possam fazer valer os direitos das mulheres (...) é melhor sintetizada através dessa vara.”
A reportagem também apresentou outros serviços da rede de proteção local, como a Casa da Mulher e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / IN (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: