TJSP na Mídia: Imprensa repercute Prêmio #Rompa e instalação da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santo André
Iniciativas do Judiciário paulista.
A instalação da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e de quatro Unidades de Processamento Judicial (UPJs) na Comarca de Santo André, ocorrida na última terça-feira (16), foi destaque em diversos veículos da imprensa. Já a 3ª edição do Prêmio #Rompa, iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo e da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) que reconhece e divulga práticas voltadas ao enfrentamento da violência de gênero no estado de São Paulo, foi divulgada pelo site Migalhas.
O JR 24 Horas, da Record, destacou que a Vara de Violência Doméstica terá competência cível e criminal, podendo julgar crimes previstos na Lei Maria da Penha e lidar com questões ligadas à violência, como pedidos de divórcio, guarda de filhos e dissolução de união estável, entre outros.
Já o Diário do Grande ABC enfatizou que a unidade dará mais celeridade aos processos de violência doméstica. “Sempre que trazemos uma nova unidade judiciária, a proposta principal é dar ao nosso jurisdicionado e à sociedade uma prestação mais eficiente e com mais qualidade”, afirmou o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. Ainda segundo o magistrado, o estado de São Paulo conta com 25 varas dedicadas à matéria e, até o final do ano, chegará a 30 unidades.
A Folha do ABC repercutiu os discursos das autoridades presentes no evento, especialmente do presidente do TJSP, desembargador Fernando Torres Garcia, que reforçou o papel das varas de violência doméstica de não apenas punir, mas, principalmente, dar às mulheres o devido acolhimento e proteção.
No site Migalhas, a 3ª edição do Prêmio #Rompa, dedicado ao enfrentamento da violência de gênero no estado de São Paulo, foi divulgada em reportagem que informa sobre o período de inscrições para as três categorias do prêmio (Magistrada/Magistrado, Entidade Pública e Sociedade Civil), gratuitas e abertas até 25 de setembro pela página www.tjsp.jus.br/rompa.
Comunicação Social TJSP – BB (texto) / IN (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: