Posse solene marca chegada dos desembargadores Tetsuzo Namba, João Carlos Calmon Ribeiro e Jucimara Lima Bueno

Cerimônia realizada no Palácio da Justiça.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, ontem (18), a posse solene dos desembargadores Edison Tetsuzo Namba, João Carlos Calmon Ribeiro e Jucimara Esther de Lima Bueno. Os novos integrantes do Tribunal Pleno receberam os cumprimentos de magistrados, representantes de instituições, amigos e familiares, em solenidade conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

Os empossados chegam ao posto mais alto da carreira após 34 anos de exercício da Magistratura em diversas comarcas do estado. Orador em nome do Tribunal, o desembargador Alexandre David Malfatti rememorou alguns dos feitos dos novos colegas, destacando trechos de decisões proferidas que demonstram o conhecer jurídico e perfil humanista dos empossados. “Tenho certeza de que esta posse não será apenas o marco de uma chegada ao topo dessas brilhantes carreiras, mas também o início de novas conquistas em favor da Justiça e da sociedade”, declarou o orador.

Já em posse do Colar do Mérito Judiciário, os novos desembargadores agradeceram seus familiares e colegas e refletiram sobre a carreira. Primeira a discursar, Jucimara Esther de Lima Bueno lembrou as mais de três décadas de trajetória. “Foi enfrentando, dia após dia, o solitário desafio de julgar o próximo que angariei as experiências que, somadas e decantadas pelo tempo, me lapidaram, dando contornos à essência da pessoa que me tornei. Hoje, ao ser empossada no honroso cargo de desembargadora, estou exatamente onde queria e devia estar, renovando meu compromisso com a Justiça”, afirmou.

João Carlos Calmon Ribeiro também renovou seu comprometimento com a prestação da boa jurisdição. “Hoje não é apenas uma posse. É a reafirmação de um compromisso. Não um compromisso com um cargo, mas com um ideal: o de que justiça, liberdade e democracia caminham juntas e só sobrevivem quando há quem as defenda com serenidade e coragem. (...) Que nossa toga não seja muro, mas ponte. Que pese, sim, porque a responsabilidade pesa, mas que ilumine, porque a Justiça também é luz”, declarou o desembargador.

Edison Tetsuzo Namba fez um tributo a familiares, colegas de Magistratura, instituições de ensino e todos que, de alguma forma, contribuíram para sua chegada ao posto mais alto da Magistratura. "Agradeço a Deus por estar aqui. Não por ter sido promovido, todavia, pela possibilidade de compartilhar algumas palavras resultado da vivência de mais de 33 anos de Magistratura. A convivência em sociedade é imprescindível. Não se pode ficar só, isolado” afirmou o desembargador.

O presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia saudou os novos colegas e destacou o comprometimento diuturno que os acompanhou durante toda a carreira. “Se dedicaram dia a dia no ofício de prestar a jurisdição. Esta é a grandeza do Tribunal de Justiça de São Paulo, ter magistrados como os nossos três empossandos, juízes firmes e independentes. É disso que o Poder Judiciário necessita, de magistrados corajosos e que não se acovardam diante das dificuldades que o mundo de hoje nos apresenta”, declarou.

Estiveram na solenidade o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o governador; integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); o presidente do TJSP no biênio 2022/2023, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Silmar Fernandes; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, desembargador militar Enio Luiz Rossetto; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; a desembargadora federal Consuelo Yoshida, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; o secretário municipal de Justiça, André Lemos, representando o prefeito de São Paulo; o assistente da Segunda Subdefensoria Pública-Geral de São Paulo, Yago de Menezes Oliveira, representando a defensora pública-geral; a ouvidora da Procuradoria Geral do Estado, Elaine Vieira da Motta, representando a procuradora-geral; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, juiz Thiago Elias Massad; o ouvidor do TJSP, desembargador Afonso de Barros Faro Júnior; o presidente do Grupo Ibero-Americano da União Internacional de Magistrados e 1º vice-presidente da Apamagis, desembargador Walter Barone; a presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juíza Ana Maria Brugin; o primeiro secretário da Associação Paulista do Ministério Público, Fernando Pereira da Silva, representando o presidente; o conselheiro estadual e secretário de Relações Institucionais perante a Justiça Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, Alexandre Luis Mendonça Rollo, representando o presidente; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Diogo Leonardo Machado de Melo; a vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Paula Lima Hyppolito, representando a presidente; o coronel de Exército César Augusto Moura, representando o comandante militar do Sudeste; o chefe interino da Assessoria Policial Militar do TJSP, tenente-coronel PM Claudio Angelini, representando o comandante-geral da PM; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado de Polícia Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, representantes de instituições civis e militares, amigos e familiares dos empossados e servidores da Justiça.

 

Trajetórias

Edison Tetsuzo Namba – Nasceu em Jundiaí (SP), em 1968. Graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), turma de 1990. Ingressou na Magistratura em 1991, nomeado juiz substituto para a 6ª Circunscrição Judiciária, com sede em Bragança Paulista. Ao longo da carreira, judicou em Miracatu, Fernandópolis, Assis e na Capital. Foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2019.

João Carlos Calmon Ribeiro – Nasceu em São Paulo (SP), em 1958. Formou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, turma de 1981. É mestre em Processo Civil pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Ingressou na Magistratura em 1991, nomeado juiz substituto da 1ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santos. Também judicou em Cardoso, São Roque e na Capital.

Jucimara Esther de Lima Bueno – Nasceu em São Paulo (SP), em 1967. Graduou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1990. Ingressou na Magistratura em 1991, como juíza substituta da 45ª Circunscrição Judiciária, com sede em Mogi das Cruzes. Atuou nas comarcas de Descalvado, Cruzeiro e na Capital. Em 2021, foi removida a juíza substituta em 2º Grau.

 

  Mais fotos no Flickr.

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / LC e PS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP