Desembargador Natan Zelinschi de Arruda recebe homenagens em sua última sessão antes da aposentadoria
Mais de 40 anos dedicados ao Judiciário paulista.
O desembargador Natan Zelinschi de Arruda recebeu, nesta terça-feira (23), as homenagens de magistrados, servidores e familiares por conta de sua aposentadoria, após 41 anos de dedicação à Magistratura. A 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, da qual é integrante desde 2022, realizou sessão especial, conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de magistrados do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e do Tribunal Pleno.
“Sou muito grato porque pude estar presente nesta data para enaltecer a carreira de um brilhante magistrado. Eu e o desembargador Natan, meu amigo, tomamos posse juntos no 149º Concurso de Ingresso na Magistratura. Foram quase 42 anos de absoluta dedicação ao Poder Judiciário de São Paulo. Mas ele não fez essa carreira sozinho: contou sempre com o apoio de sua família. Saibam que vocês foram o sustentáculo desta brilhante carreira. Hoje, o desembargador Natan Zelinschi de Arruda despe a toga com a mesma honradez com que a vestiu desde o primeiro dia, e é um exemplo a ser seguido pelos novos magistrados”, declarou o presidente Fernando Torres Garcia na abertura da homenagem.
Em seguida, o homenageado recebeu os cumprimentos dos colegas da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial. O desembargador Paulo Roberto Grava Brazil lembrou do início da carreira de ambos, quando atuaram juntos na Comarca de Guarulhos: ele como promotor de Justiça e o desembargador Natan Zelinschi de Arruda como juiz substituto. “Foi um tempo difícil e que marcou na memória. Tivemos um trabalho muito próximo e muito intenso, e ele já mostrava suas qualidades. Um grande magistrado, um grande amigo e uma pessoa muito querida”, afirmou. No mesmo sentido, o desembargador Mauricio Pessoa frisou a gentileza e excelência do colega, cujos votos possuem grande poder de síntese e qualidade. “Vossa excelência deixará saudade. Seja muito feliz.”
Representando a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, o desembargador Rui Cascaldi assumiu a “difícil missão” de homenagear o colega, a quem se referiu como estudioso e focado. “Se trata de um magistrado de longa carreira. Só neste Tribunal, proferiu mais de 58 mil votos, nos 23 anos em que nele atuou, isso sem contar as sentenças proferidas desde o início da carreira até sua promoção a desembargador. Natan é um magistrado de vida exemplar. Sua atuação traz segurança às partes do processo e a nós próprios, seus colegas”, destacou.
O presidente da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, desembargador Ricardo José Negrão Nogueira, falou pelo Grupo de Câmaras Reservadas de Direito Empresarial, o qual também preside, reforçando o valor das lições deixadas por Natan Zelinschi de Arruda. “Cumpriu seu trabalho do melhor modo possível. Ele respeita as pessoas, julga rápido, não atrasa processos. É claro e transparente em suas decisões. Mostra a sinceridade de um homem que diz e prova o que pensa”, enfatizou.
Ao final, o desembargador Natan Zelinschi de Arruda lembrou episódios vividos com os colegas e agradeceu o privilégio de atuar numa câmara de Direito Empresarial, onde rememorou estudos do início da carreira. “A carreira de juiz exige dedicação intensa, além de coerência com as leis e integridade nas decisões, sempre ressalvado o equilíbrio.” Destacando a eterna gratidão a todos, o magistrado exaltou os servidores com quem trabalhou e agradeceu com carinho os familiares, representados na sessão pela esposa Roseli Pinto de Magalhães e pela filha Clarissa Povia Zelinschi de Arruda. “O que me resta é agradecer a todos os colegas, aos funcionários do gabinete e a todos os demais serventuários, sempre dedicados, com os quais tive a honra de trabalhar e que me possibilitaram exercer essa atividade. Foi um privilégio enorme.”
Pelo CSM, também prestigiaram a sessão os desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Ademir de Carvalho Benedito (decano em exercício), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público) e Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado). Pela 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, participaram da homenagem o desembargador Sérgio Seiji Shimura e o juiz substituto em 2º Grau Jorge Tosta; e, pela 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, os desembargadores Tasso Duarte de Melo, Carlos Alberto de Salles e Eduardo Azuma Nishi. O procurador de Justiça Otávio Joaquim Rodrigues Filho atuou como representante do Ministério Público de São Paulo.
Natan Zelinschi de Arruda – Nasceu na Capital, em 1950. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1976. Ingressou na Magistratura em 1984, nomeado juiz substituto da 44ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guarulhos. Atuou também na 3ª CJ de Santo André, Cerquilho, Santa Bárbara D’Oeste; na 6ª Vara Cível de Guarulhos e, na Capital, no Foro Regional do Tatuapé. Foi promovido ao cargo de desembargador em 2007.
Comunicação Social TJSP – BB (texto) / PS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: