TJSP participa de feira de carreiras jurídicas da PUC-SP

Evento aproxima estudantes de oportunidades no PJ.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), participou, entre terça e quarta-feira (23 e 24 de setembro), da Feira de Carreiras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), organizada pelo Centro Acadêmico 22 de Agosto, do curso de Direito. O evento reuniu representantes das principais instituições jurídicas do Estado para promover a aproximação e o diálogo com estudantes. Além do TJSP, participaram a Ordem dos Advogados do Brasil, a Procuradoria Geral do Município, a Procuradoria Geral do Estado, o Ministério Público e a Defensoria Pública, entre outras.
Esta foi a primeira participação do Judiciário paulista no evento. A juíza assessora da Presidência Karina Ferraro Amarante Innocencio, representando o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, destaca o compromisso da atual gestão em abrir as portas do Poder Judiciário Paulista à população. Segundo ela, o programa de estágio do Tribunal é uma importante entrada para os estudantes, inclusive para aqueles que estão nos primeiros anos da graduação. “Acolhemos os interessados desde os primeiros anos da faculdade e temos as portas abertas indistintamente para todos que se interessam em conhecer de perto o mundo jurídico."
Além da juíza, estiveram presentes no stand do TJSP o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Gilson Delgado Miranda; os desembargadores Luis Fernando Nishi e Mauricio Pessoa; o juiz substituto em 2º Grau Marcos de Lima Porta; e os juízes Betina Rizzato Lara, Marcelo Matias Pereira e Renato de Andrade Siqueira, todos professores da PUC-SP.
Para o desembargador Gilson Delgado Miranda, a participação evidencia o compromisso do Judiciário paulista em se aproximar da comunidade acadêmica e mostrar que o Direito é uma vocação que abre portas. “Essa iniciativa também inspira futuros profissionais a conhecerem de perto a prática jurídica, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática institucional”, esclarece.
“A feira foi um grande sucesso. O número elevado de stands englobou os setores privado e público, o que possibilitou ao aluno conhecer um pouco sobre como funcionam as instituições e como eles podem atuar, quer realizando atividades complementares, quer atuando como estagiários”, explica o juiz Marcos de Lima Porta, também coordenador do curso de graduação em Direito da PUC-SP.
No stand, o TJSP apresentou o programa de estágio da instituição, com vagas nas mais de 300 comarcas do Estado em diversas áreas e níveis (médio, graduação e pós graduação), e a atuação da Escola Paulista da Magistratura (EPM), que oferece pós-graduação lato sensu em áreas do Direito, cursos de extensão, seminários e palestras presenciais e on-line.
Durante os dois dias de evento, servidores da SGP esclareceram as dúvidas dos visitantes, tanto a respeito de estágios quanto de concursos da Magistratura e para escrevente técnico judiciário. “A participação do Tribunal de Justiça na Feira de Carreiras foi muito gratificante e enriquecedora. Essa interação mais próxima permitiu-nos esclarecer dúvidas diversas e ampliar a divulgação da atuação do TJSP”, diz a supervisora de serviço de Gestão de Contratos e Convênios de ensino da SGP, Tatiany Murayama.
 
Comunicação Social TJSP – BL (texto) / LC (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP