Setembro Amarelo: TJSP apoia campanha de prevenção ao suicídio
Até 90% dos casos poderiam ser evitados.
O Tribunal de Justiça de São Paulo apoia, neste mês, a campanha Setembro Amarelo, iniciativa que promove a conscientização e prevenção ao suicídio, estimulando o debate sobre o tema e o fortalecimento de redes de apoio. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 13 mil casos anualmente, sendo que até 90% deles poderiam ser evitados com intervenção adequada e apoio social.
Foi com base nesses indicadores que surgiu, em 2014, a campanha Setembro Amarelo, idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). A partir de 2025, a ação integra o calendário oficial brasileiro, que fixou o dia 10 de setembro como o Dia Nacional de Prevenção do Suicídio.
Dentre os fatores de risco estão depressão e ansiedade, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente Há, ainda, fatores sociais, econômicos e culturais como pobreza, violência doméstica, discriminação, luto recente ou eventos traumáticos. Dados da Fiocruz mostram que, em algumas comunidades indígenas como as do Brasil, as taxas de suicídio são significativamente mais altas devido às desigualdades históricas e perda de identidade cultural.
Alguns sinais e comportamentos a serem observados são a perda de sentido na vida, isolamento, doação de pertences pessoais e mudanças drásticas de humor. O pensamento suicida pode surgir de uma percepção distorcida pela dor, em que o indivíduo se vê como um fardo para seus entes queridos. Por isso, é importante estar atento a estes sinais em si e nos outros, escutar sem julgar e encaminhar ou procurar ajuda profissional.
O TJSP oferece atendimentos eletivos de psiquiatria para magistrados e servidores da ativa. Agendamentos podem ser realizados pelo e-mail teleenfermagem@tjsp.jus.br.
Servidores vinculados ao Iamspe têm acesso ao Programa Telessaúde Mental, que oferece atendimento on-line gratuito de psicólogos e psiquiatras. O acolhimento é individual e voltado para contribuintes e seus dependentes com idades a partir dos 14 anos. Não é preciso ter encaminhamento médico. O processo é realizado pelo WhatsApp (11) 96630-3322.
Como buscar ajuda?
O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma gratuita e confidencial. Para quem precisa conversar e buscar aconselhamento, o serviço está disponível 24 horas por dia pelo telefone 188, além de opções por e-mail e chat no site da instituição. O trabalho é realizado por mais de 3 mil voluntários.
Comunicação Social TJSP – BB (texto) / AO (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: