Projeto-piloto obtém 68% de acordos entre companhia aérea e consumidores no Cejusc Central
Utilização de métodos autocompositivos para solução dos conflitos.
Um projeto-piloto conduzido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Central do Tribunal de Justiça de São Paulo obteve índice de 68% de acordos entre consumidores e a companhia aérea Transportes Aéreos Portugueses S/A (TAP) – foram 75 sessões virtuais de conciliação e mediação realizadas e 51 acordos obtidos, em questões envolvendo cancelamento ou atraso de voos, extravio de bagagens, entre outros. Trata-se de mais uma iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), coordenado pela desembargadora Silvia Rocha.
Os acordos obtidos, que totalizaram cerca de R$ 540 mil, foram homologados pela coordenadora do Cejusc Central, juíza Mônica Di Stasi. “O mutirão foi realizado a partir do pedido da empresa, que se comprometeu a apresentar propostas de acordo interessantes aos consumidores, o que de fato ocorreu. O sucesso do trabalho recomenda que novas iniciativas sejam adotadas no sentido de fomentar a autocomposição como forma eficaz de reduzir o número de processos e aumentar a satisfação dos jurisdicionados”, explica a magistrada.
A companhia TAP integra o programa Empresa Amiga da Justiça - iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo que incentiva empesas a fomentarem a utilização de métodos autocompositivos de solução de conflitos com seus clientes.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / LF (arte)
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