TJSP promove mutirão de júris no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães
Cerca de 100 processos na pauta de outubro.
Entre hoje (2) e 15 de outubro, o Tribunal de Justiça de São Paulo realiza mutirão de júris populares no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda). A ação conjunta da Presidência e da Corregedoria Geral da Justiça conta com o apoio do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Escola Paulista da Magistratura, para conferir mais agilidade e eficiência aos processos das Varas do Júri que tramitam no maior fórum criminal da América Latina.
Os júris serão conduzidos por juízes substitutos aprovados no 191º Concurso de Ingresso na Magistratura, empossados em julho, com supervisão e acompanhamento integral dos magistrados titulares das unidades. “Foram designadas cerca de 100 sessões plenárias nas cinco Varas do Tribunal do Júri da Capital, medida que não apenas propicia celeridade no julgamento de relevantes feitos relativos a crimes dolosos contra a vida, como também contribui para o aperfeiçoamento da atuação dos novos magistrados do Judiciário paulista”, afirma a juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça Renata Carolina Casimiro Braga Velloso Roos.
Varas do Júri – são encarregadas do julgamento de crimes dolosos contra a vida. As sessões são presididas por um juiz de Direito e sete jurados sorteados formam o Conselho de Sentença, a quem cabe decidir pela condenação ou absolvição dos réus.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / AC (foto)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp