Palácio da Justiça recebe estudantes da rede pública para visita monitorada

Projeto Constituição nas Escolas aproxima estudantes do PJ. 

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na terça-feira (21), em visita monitorada ao Palácio da Justiça, alunos de escolas públicas que participam do Projeto Constituição nas Escolas. A iniciativa apresentou aos jovens a sede do TJSP e a história da Corte paulista, incentivando o interesse dos estudantes pelo Poder Judiciário. Eles foram acompanhados pelo juiz Felipe Menezes Maida, pelo professor da Escola Estadual Ministro Costa Manso Victor César de Carvalho, e pelo advogado Pedro Henrique Araujo Silva. 

Criado em 2014, o Projeto Constituição nas Escolas tem como principal objetivo disseminar o ensino da Constituição Federal para alunos que estão encerrando o ensino médio na rede pública. O trabalho conta com o apoio de integrantes do sistema de Justiça, que se voluntariam para contribuir com a causa. 

Durante a visita, os estudantes conheceram espaços icônicos do Palácio da Justiça, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) em 1981. O grupo iniciou o tour pelo Salão dos Passos Perdidos, saguão do prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Em seguida, passaram ao Salão do Júri, local onde funcionou o 1º Tribunal do Júri, de 1927 a 1988, e onde ocorreram julgamentos icônicos, como o do cantor Lindomar Castilho, do Restaurante Chinês e do Crime da Mala, todos temas de episódios do podcast Casos Forenses. 

No Espaço Cultural Poeta Paulo Bomfim, os visitantes tiveram contato com a história do Tribunal, do Palácio da Justiça e da Revolução de 1932. Na sequência, visitaram a Sala Advogado José Adriano Marrey Júnior (Biblioteca), que atualmente abriga parte do acervo do Museu do TJSP, e, por fim, o Salão Nobre Ministro Costa Manso (Plenária), onde ocorrem as sessões do Órgão Especial. Além da visita, os participantes conversaram sobre as carreiras no sistema de Justiça, seja na Magistratura, Advocacia, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outras.  

 

Visitas monitoradas – As visitas monitoradas ao Palácio da Justiça e ao Museu do TJSP podem ser agendadas aqui. 

  

Mais fotos no Flickr. 

 

Comunicação Social TJSP – BB (texto) / KS (fotos) 

   

Siga o TJSP nas redes sociais:   

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP