Desembargador Ricardo Dip é homenageado pelo Órgão Especial antes da aposentadoria

Magistrado ingressou na carreira em 1979.

 

Após 46 anos dedicados à Magistratura paulista, o desembargador Ricardo Henry Marques Dip participou, nesta terça-feira (5), de sua última sessão no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, antes da aposentadoria, que ocorrerá no próximo dia 14. Ao longo da carreira, iniciada em 1979, atuou em diversas comarcas do Estado, foi presidente da Seção de Direito Público, presidiu banca de concurso para ingresso na Magistratura e assessorou a Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo e a Corregedoria Nacional de Justiça. É referência no Direito Notarial e Registral, reconhecido pelos colegas pela erudição, contribuição acadêmica e exemplo de ética e dedicação ao serviço público.

Na sessão, conduzida pelo vice-presidente do TJSP, Artur Cesar Beretta da Silveira, o desembargador expressou sua alegria e honra por presidir o OE no dia da homenagem. Ele recordou os tempos em que foi aluno do desembargador Dip na Faculdade de Direito da PUC-SP e o reencontro anos depois, quando atuaram na banca examinadora do 185º Concurso de Ingresso na Magistratura, presidido pelo homenageado, destacando a admiração que sempre nutriu pelo colega. “Cada vez que Vossa Excelência profere seus votos, nós paramos e escutamos com atenção, porque sempre é um ensinamento profundo, de conhecimento extenso e, melhor ainda, com muita humanidade e compreensão da realidade. O seu saber não lhe tirou a humildade”, disse.

Entre os que ingressaram na Magistratura pelo 144º Concurso, o mesmo do homenageado, os desembargadores Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves, Luiz Augusto Gomes Varjão e Mário Devienne Ferraz destacaram que o colega sempre se sobressaiu entre os juízes da turma, reconhecido pela inteligência e cultura. Figueiredo Gonçalves contou que, embora não tenham trabalhado juntos ao longo da carreira, o reencontro no Órgão Especial lhe permitiu confirmar todas as palavras elogiosas que sempre ouvira. “Um homem admirável porque tem o discernimento do correto e, também, uma linguagem impecável”, afirmou. Gomes Varjão ressaltou a trajetória do colega: “deixa um legado e um exemplo a ser seguido, não apenas como magistrado, mas como pessoa humana”. Já Mário Devienne Ferraz recordou a longa amizade e o respeito construídos. “Se despede com orgulho e a certeza de que combateu o bom combate. Deixará um grande legado e fará muita falta ao nosso Tribunal.”

Outros integrantes do colegiado também ressaltaram o profundo saber jurídico do homenageado e a contribuição intelectual que deixa ao TJSP e à comunidade jurídica. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, destacou a excelência dos trabalhos de Ricardo Dip, citando a época em que atuaram nas varas de Registros Públicos. “Admiro sua cultura, qualidade dos votos e excelência de seus trabalhos como magistrado.” Para o desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan, o homenageado “deixa um exemplo vibrante para as gerações futuras”.  O desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho falou sobre a erudição do amigo e agradeceu por sua contribuição à Magistratura e, especialmente, sua participação no Órgão Especial. O desembargador Alexandre Alves Lazzarini lembrou a convivência com o colega e a atenção sempre demonstrada aos servidores. “Suas lições estão eternizadas nos acórdãos, nas obras e no seu pensamento”, afirmou. O desembargador Renato Rangel Desinano registrou suas profundas homenagens.

As qualidades pessoais e a dimensão humana do magistrado também foram lembradas pelos integrantes do OE. O desembargador Ademir de Carvalho Benedito destacou: “um grande exemplo pra mim e para todos os magistrados”. O desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes, que trabalhou ao lado de Ricardo Dip na 11ª Câmara de Direito Público, afirmou: “Vossa Excelência é a definição de que a erudição e a simplicidade podem conviver em perfeita harmonia. Mais do que isso, é uma referência humana, um homem bom e piedoso”.  A desembargadora Silvia Rocha contou que, no início da carreira, chegou a sentir um certo “temor reverencial” diante de sua sabedoria. “Tive a honra de vir a trabalhar ao lado de Vossa Excelência e tudo confirmei sobre sua sabedoria, mas além do magistrado absolutamente culto e sério, é um dos homens mais éticos e bons que conheço. O temor foi embora e permaneceu a reverência”, destacou. O desembargador Décio de Moura Notarangeli também se associou às homenagens: “um homem brilhante, culto, correto e sério, esposo dedicado e pai querido”. O desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior acrescentou: “só nos resta agradecer pelo legado que fica e pela profunda amizade e lealdade”.

O procurador de Justiça Nilo Spinola Salgado Filho falou em nome do Ministério Público do Estado de São Paulo. Ele também atua na área de Direito Público há mais de 20 anos e afirmou que o magistrado é uma referência. “O MP Saúda o desembargador por quem a instituição nutre profundo respeito.”

Emocionado, o desembargador Ricardo Dip agradeceu as manifestações e o carinho dos colegas, servidores e familiares. Ele contou ter ingressado na carreira movido com um objetivo, que o acompanhou durante toda a trajetória. “Entrei na magistratura com um propósito: a vontade de ser justo. Pode ser que tenha tropeçado, mas a vocação da vontade de distribuir o justo, isso eu nunca perdi.” Recordou, com humildade, que o aprendizado sempre esteve presente em sua trajetória. “Não há um dia em que esteja no Tribunal e não aprenda alguma coisa. Sou muito grato a todos.” Com a voz embargada, encerrou o discurso com simplicidade e sinceridade, revelando aquilo que mais o sensibiliza nesta despedida – a ausência do convívio cotidiano com os amigos.

Além dos integrantes do Órgão Especial, também prestigiaram a homenagem o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia; os desembargadores do TJSP Luciana Almeida Prado Bresciani, Roberto Caruso Costabile e Solimene, Fábio Guidi Tabosa Pessoa, Vicente de Abreu Amadei e Ana Lucia Romanhole Martucci; a esposa do homenageado, Regina Fátima Faria Dip; as filhas Silvia Helena Dip Bahiense e Maria Isabel Faria Dip Capolete; os netos Ricardo Dip Bahiense  e Mateus Dip Bahiense; o genro Leonardo Capolete; magistrados, servidores e integrantes do sistema de Justiça.

Trajetória – Ricardo Henry Marques Dip nasceu em São Paulo (SP), em 1950. Formou-se em Ciências da Comunicação pela Faculdade Casper Líbero, em 1972, e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1973. Defendeu o mestrado pela Fadisp em 2009. Ingressou na Magistratura em 1979, como juiz substituto da 5ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jundiaí. Passou pelas comarcas de São Simão, Sertãozinho, Guarulhos e Capital. Foi nomeado juiz substituto em 2º Grau, em 1991, e juiz do Tribunal de Alçada Criminal, em 1994. Promovido a desembargador em 2005, foi presidente da Comissão Examinadora do 185º Concurso de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura, em 2014; integrante da Assessoria da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no biênio 2014/2015; presidente da Seção de Direito Público do TJSP no biênio 2016/2017 e integrante do Órgão Especial de 2023 a 2025.

Comunicação Social TJSP – CA (texto) / PS (fotos) 
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.x.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP