TJSP empossa Derly Barreto e Silva Filho e Daniel Blikstein no cargo de desembargador

Magistrados ingressam pelo Quinto Constitucional.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo deu posse, ontem (10), aos desembargadores Derly Barreto e Silva Filho e Daniel Blikstein, que ingressaram no Judiciário paulista pelo critério do Quinto Constitucional – Classe Advogado. O ato foi conduzido pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na Sala Advogado José Adriano Marrey Júnior, no Palácio da Justiça, junto a integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); familiares dos empossados; magistrados; servidores e integrantes do sistema de Justiça.

Na recepção aos colegas, o presidente Fernando Antonio Torres Garcia expressou a satisfação com a ocasião. “É um momento ímpar na carreira de ambos e, para nós, de muita felicidade. Nesse instante, recebemos dois membros da Advocacia e é com muita alegria que abrimos a nossas portas”, declarou.

Em breves palavras, o desembargador Derly Barreto e Silva Filho falou da honra em integrar o maior tribunal da América Latina. “Este é um momento de inexcedível felicidade para mim, que representa minha maior conquista profissional nesses 58 anos de vida, uma verdadeira realização”. A esposa, a advogada Regina Helena Piccolo Cardia, e os filhos, Gabriel e Mariana, estiveram presentes na cerimônia.

Ao discursar, o desembargador Daniel Blikstein lembrou a importância da família para o sucesso na carreira. “Fui fazer Direito incentivado pela minha família e principalmente pelos exemplos que recebi em casa, de dedicação, de garra, de resiliência e de buscar aquilo que a gente sonha”, afirmou ele, que foi empossado na presença dos pais, Izidoro Blikstein e Ester Regina Duchovni Blikstein, e dos irmãos, Paulo e Flavia.

 

Quinto Constitucional – O artigo 63 da Constituição de São Paulo diz que um quinto dos desembargadores do Tribunal de Justiça estadual e da Justiça Militar será composto de advogados e de integrantes do Ministério Público, de notório saber jurídico e reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional ou na carreira. Eles são indicados em lista sêxtupla, pela seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil ou pelo Ministério Público, conforme a classe a que pertence o cargo a ser provido, e nomeados pelo governador a partir de lista tríplice encaminhada pelo Órgão Especial.   

 

Trajetórias

Derly Barreto e Silva Filho - Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), e formou-se em Direito pela Universidade Candido Mendes, turma de 1990. Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi procurador do Estado de São Paulo por 32 anos.

Daniel Blikstein - Nasceu em São Paulo (SP), e formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, turma de 1997. É doutor em Direito Civil pela PUC-SP e foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Campinas entre 2013 e 2021.

 

Comunicação Social TJSP – RM (texto) / PS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

           

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial 

www.instagram.com/tjspoficial 

www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP