Palácio da Justiça recebe estudantes de Direito para júri simulado
Atividade do Centro Universitário Estácio.
Estudantes de Direito do Centro Universitário Estácio - Campus Interlagos vivenciaram, na última sexta-feira (7), a prática de uma sessão de julgamento simulado no Salão do Júri do Palácio da Justiça – local onde ocorreram alguns dos mais emblemáticos júris do país entre 1927 e 1988. A atividade permitiu que os alunos aplicassem conceitos aprendidos em sala de aula, como técnicas de oratória e estratégias de argumentação, além de desenvolver habilidades verbais e corporais.
Na abertura das atividades, a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição, professora Cristiane Tavares de Castro, enalteceu a experiência. “Que local emblemático. Vocês estão prestes a mergulhar no coração do Judiciário brasileiro”, disse.
O julgamento foi inteiramente conduzido pelos alunos, que atuaram como juiz presidente, testemunhas, promotores, advogados de acusação e defesa, e réu, vivenciando todas as etapas de um Tribunal do Júri. O caso simulado foi de homicídio motivado por homofobia, e o Conselho de Sentença voltou pela condenação do acusado.
“Nossos alunos tiveram oportunidade de vivenciar na prática tudo que irão praticar daqui para frente. Espero que essa atividade de hoje não seja apenas uma lembrança, mas também um alicerce”, concluiu a professora Cristiane Tavares de Castro. Também participaram da atividade a coordenadora do curso, Juliana de Almeida; e o professor Rodrigo Bertolazzi.
Júri simulado- Universidades interessadas em realizar sessões de julgamento simuladas no Palácio da Justiça podem fazer o agendamento on-line.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – AB (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp