Palácio da Justiça recebe exposição "Retratos do Ribeira"
Visitação aberta ao público até 18/12.
Ocorreu hoje (17), no Palácio da Justiça, a abertura da exposição “Retratos do Ribeira”, com fotografias de Ricardo Martinelli e Paulo Jolkesky da região localizada no sul do estado de São Paulo. Organizada pelo Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, a mostra fica em exposição no Salão dos Passos Perdidos até o dia 18 de dezembro, com visitação gratuita e aberta ao público, das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
O TJSP, ao receber a mostra, reafirma seu compromisso com os princípios constitucionais de inclusão, acesso à cultura e valorização do patrimônio nacional, em sintonia com os debates sobre conservação e sustentabilidade em andamento na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Os painéis expostos criam uma narrativa visual sobre pertencimento, memória e identidade, expressando as vivências e saberes da população tradicional do Vale do Ribeira.
Na abertura da exposição, o coordenador do Museu do TJSP, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, parabenizou os fotógrafos pela reflexão que as imagens despertam. “Este evento não fala diretamente sobre Justiça, mas sobre meio ambiente e sobre o povo brasileiro, que aqui está muito bem representado. Eu estive na cidade de Eldorado recentemente e, quando vejo essas fotografias, fico emocionado. As imagens nos mostram a importância de preservarmos essa imensidão de verde que ainda temos no sul do Estado de São Paulo”, declarou.
O fotógrafo e coautor da exposição Ricardo Martinelli agradeceu a oportunidade de exibir o trabalho na sede do Poder Judiciário paulista. “A gente precisa divulgar a cultura brasileira ao máximo. O Vale do Ribeira é uma região que necessita de muita atenção econômica e, ao mesmo tempo, é um local onde a cultura aflora. Celebro o fato de que, agora, o Ribeira chega até o Tribunal de Justiça de São Paulo.”
Paulo Jolkesky, por sua vez, enalteceu as pessoas retratadas nas fotografias, que cederam suas imagens e compartilharam histórias e conhecimentos tradicionais. “Cada imagem que vemos aqui é uma história. São pessoas que preservam um pedaço da narrativa e do meio ambiente do Brasil. Sem elas, esse trabalho não existiria”, agradeceu.
Encerrando o evento de abertura da exposição, o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, frisou a satisfação com a qual o Tribunal inaugura a mostra, “dedicada a revelar o patrimônio ainda pouco conhecido do Vale do Ribeira”. “São imagens que nos convidam a refletir sobre a valorização e preservação do nosso patrimônio ambiental. É um convite à descoberta e à valorização do nosso povo”, disse.
Também prestigiaram a abertura da exposição o corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2026/2027, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho; a presidente eleita da Seção de Direito Público para o biênio 2026/2027, desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani; a promotora de Justiça da Capital e coordenadora do Memorial do Ministério Público do Estado de São Paulo, Cíntia Marangoni, representando o procurador-geral de Justiça; a juíza assessora do Gabinete Civil da Presidência do TJSP Karina Ferraro Amarante Innocencio; o coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, representando o comandante-geral; e a representante da Secretaria Municipal de Justiça de São Paulo, Carol Mello.
As fotografias expostas em “Retratos do Ribeira” integram um livro homônimo de autoria dos dois fotógrafos, Ricardo Martinelli e Paulo Jolkesky, que possuem forte relação com a paisagem do Vale do Ribeira. Frequentadores da região há mais de três décadas, eles registraram, durante sete anos de imersão na região, em diferentes estações do ano, contextos sociais e ocasiões festivas. Através da fotografia de rostos, paisagens naturais e antrópicas — e de depoimentos espontâneos que expressam vivências e saberes diversos –, constrói-se uma narrativa que vai além da imagem: um testemunho sobre pertencimento, memória e identidade.
Serviço
Exposição “Retratos do Ribeira”
Data: até 18/12, de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 13 às 17 horas
Local: Salão dos Passos Perdidos - Palácio da Justiça - Praça da Sé, s/nº, Centro - São Paulo - SP
Comunicação Social TJSP – BB (texto) / LC (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: