TJSP apoia a campanha “Judiciário pelo Fim do Feminicídio”
Ação nacional alerta para os fatores de risco.
O Tribunal de Justiça de São Paulo apoia a campanha “Judiciário pelo Fim do Feminicídio”, lançada durante o XVII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), realizado em São Luís (MA). A iniciativa integra a mobilização nacional dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (de 20 de novembro a 10 de dezembro) e busca fortalecer ações de prevenção, acolhimento e proteção em todo o país.
A campanha será veiculada nas redes sociais do TJSP com o objetivo de divulgar, de forma acessível e inclusiva, os fatores de risco do feminicídio. A compreensão dos sinais é essencial para prevenir mortes violentas e ampliar a atuação da rede de proteção, permitindo que cada pessoa possa identificar situações de perigo e contribuir para salvar vidas.
Os fatores de risco são: raça e etnia; agressões físicas graves; controle financeiro e de bens; agressões físicas recorrentes; ameaças ou agressões para evitar separação; violência sexual; escalada da violência; descumprimento de medida protetiva; ameaça ou agressão a familiares, filhos ou animais; uso abusivo de álcool ou drogas; ameaças com uso de arma de fogo ou faca; isolamento da vítima; separação recente ou tentativa de separação; violência durante a gestação; ameaça de suicídio para manter a relação; comportamento controlador e perseguição ou vigilância.
Apesar dos avanços legais, o Brasil e o mundo ainda enfrentam índices alarmantes de feminicídio. Segundo a ONU Mulheres, uma mulher ou menina é morta a cada 10 minutos no mundo. A mobilização aproxima o Judiciário da população, traduzindo evidências científicas em linguagem simples, visual e empática.
Em caso de emergência, ligue 190. Para orientação e suporte, contate a Central de Atendimento à Mulher pelo 180.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / IN (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: