TJSP realiza posse solene dos desembargadores José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues e Diniz Fernando Ferreira da Cruz

Novos integrantes do Pleno saudados por amigos e familiares.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, ontem (4), a posse solene dos desembargadores José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues e Diniz Fernando Ferreira da Cruz. Os novos integrantes do Tribunal Pleno foram recepcionados por juízes, desembargadores, representantes de instituições, amigos e familiares em solenidade conduzida pelo presidente do Judiciário paulista, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

Os magistrados ascendem ao cargo após mais de três décadas de carreira na Magistratura paulista, trajetória exaltada pelo orador em nome do Tribunal, desembargador Mário Devienne Ferraz. “Estão preparados para enfrentar com galhardia e disposição estes novos desafios e certamente o farão com competência e responsabilidade. A assunção ao cargo de desembargador não é apenas um marco na carreira, mas também constitui um compromisso renovado para com a nossa sociedade na distribuição da Justiça”, declarou.

Diniz Fernando Ferreira da Cruz lembrou das quatro décadas no Judiciário paulista, sendo sete como servidor e mais de 37 como magistrado. “Muitos desafios enfrentei na carreira, e, com certeza, outros virão, mas com disposição serão vencidos. Espero continuar contribuindo com meus pares para o fortalecimento da nossa jurisdição, com decisões que reflitam a seriedade, a coerência e a imparcialidade que a sociedade espera de nós”, declarou o magistrado, que recebeu o Colar do Mérito Judiciário acompanhado da esposa, Carina da Silva Araújo.

José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues iniciou seu discurso com uma homenagem ao pai, o desembargador Antonio Ernesto de Bittencourt Rodrigues, falecido em setembro, ressaltando que adentra ao Tribunal calçando um par de sapatos que ele usava – “eu que sempre procurei seguir os passos dele como Magistrado e homem íntegro que sempre foi”. “Chego aqui hoje, neste altar sublime de minha carreira e de minha vida, conduzido pelos braços de todos que estiveram comigo ao longo desses quase 35 anos de judicatura”, acrescentou o desembargador, que esteve acompanhado de sua mãe, Silvia Maria de Souza Bittencourt Rodrigues, na entrega do Colar do Mérito.

“É Sempre uma alegria quando nos reunimos para receber novos magistrados que, após cerca de 35 anos, chegam ao topo da carreira. Todos nós, quando iniciamos, almejamos esse dia. Ele demora, mas chega, e estamos aqui, firmes e fortes, prestando a melhor jurisdição possível”, declarou o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na abertura de seu discurso de boas-vindas aos colegas. O magistrado exaltou o apoio dos familiares durante as jornadas e, por fim, enalteceu os empossados. “Cumprimento a ambos pelas brilhantes carreiras e concito que continuem prestando a jurisdição com a mesma competência, responsabilidade e dedicação com que fizeram até hoje”, concluiu.

Também prestigiaram a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual André do Prado; o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto de Souza, representando o governador; o corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2026/2027, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; os presidentes das Seções de Direito Público e Criminal, respectivamente, desembargadores Ricardo Cintra Torres de Carvalho e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho; o presidente do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré, representando o presidente; o secretário municipal de Justiça, André Lemos, representando o prefeito de São Paulo; o desembargador militar Adriano Baptista Assis, representando o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP); o promotor de Justiça chefe de gabinete executivo da Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo, Zenon Lotufo Tertius, representando o procurador-geral de Justiça; o procurador do Estado Fábio Augusto Daher Montes, representando a procuradora-geral do Estado; o subchefe de gabinete da Defensoria Pública Geral de São Paulo, Marcelo Bonilha Campos, representando a defensora pública-geral; a corregedora-geral da Justiça eleita para o biênio 2026/2027, desembargadora Silvia Rocha; os presidentes eleitos para as seções de direito Público e Criminal, respectivamente, desembargadores Luciana Almeida Prado Bresciani e Roberto Caruso Costabile e Solimene; os ouvidores do TJSP, desembargadores Afonso de Barros Faro Júnior e Rosangela Maria Telles; o presidente da União Internacional de Magistrados e 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Walter Barone, representando o presidente da Apamagis; o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o 1º secretário da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Fernando Pereira da Silva, representando o presidente; o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa, representando o presidente da OAB SP;  a vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Paula Lima Hyppolito Oliveira, representando a presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP (APMTJ), coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, representando o comandante-geral; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado de Polícia Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral; desembargadores, juízes, advogados, defensores públicos, integrantes do Ministério Público, representantes de instituições civis e militares, amigos e familiares dos empossados e servidores da Justiça.

 

Trajetórias

José Ernesto de Souza Bittencourt Rodrigues – Nasceu em São José do Rio Preto, em 1966. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1988. Ingressou na Magistratura em 1991, nomeado juiz substituto para a 51ª Circunscrição Judiciária, com sede em Caraguatatuba. Também atuou em Osasco, Pariquera-Açu, São Sebastião e na Capital. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2022.

 

Diniz Fernando Ferreira da Cruz – Nasceu em 1960, em Santa Cruz do Rio Pardo. Formou-se em Direito pela Faculdade Católica de Santos, turma de 1983. Foi nomeado juiz substituto para a 25ª Circunscrição Judiciária, com sede em Ourinhos, em 1988. Também judicou em Santos, Urupês, Cajamar, Barretos e São José do Rio Preto. Foi removido a juiz substituto em 2º Grau em 2014.

 

        Mais fotos no Flickr.

 

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS, PS e LC (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

          

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP