TJSP instala unidades do Cejusc nas comarcas de Cajuru, Capão Bonito e Jaboticabal
Todas as sedes das CJ contempladas.
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, hoje (5), unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) nas comarcas de Cajuru, Capão Bonito e Jaboticabal. Com as inaugurações, todas as sedes das Circunscrições Judiciárias passam a contar com centros de soluções de conflitos. A solenidade virtual foi conduzida pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e corregedora-geral da Justiça eleita para o biênio 2026/2027, desembargadora Silvia Rocha, que representou o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
O juiz diretor do Fórum de Cajuru e coordenador da unidade instalada, José Oliveira Sobral Neto, agradeceu aos servidores do Judiciário local e destacou que a iniciativa reforça a cultura de paz no município. “Representa um marco para a nossa comarca, que possui mais de 7 mil processos em andamento, e um avanço importante para as cidades limítrofes. É o compromisso renovado com a população que confia na Justiça”, afirmou.
A juíza diretora do Fórum de Capão Bonito e coordenadora do Cejusc da comarca, Caroline Costa de Camargo, destacou que as instalações estão alinhadas à meta 3 estabelecida no 19º Encontro do Poder Judiciário, que estimula a conciliação como caminho preferencial para a solução de litígios. “A conciliação permite respostas mais céleres, humanizadas e eficientes. As instalações contribuem para que transformemos metas em ações concretas e benefícios diretos aos cidadãos”, declarou.
Já a coordenadora adjunta do Cejusc de Jaboticabal, juíza Ana Teresa Ramos Marques Nishiura Otuski, agradeceu ao Nupemec pelos esforços empreendidos para levar a solução consensual a todas as regiões do estado. “O Cejusc tem, na sua essência, a facilitação do diálogo e a pacificação social efetiva e duradoura. Trata-se de instrumento essencial no exercício da jurisdição e, certamente, serão notórios os benefícios para as comarcas hoje contempladas", salientou.
Finalizando a cerimônia, a coordenadora do Nupemec, desembargadora Silvia Rocha, destacou a importância dos mais de 300 Cejuscs distribuídos pelo Estado, ressaltando que o TJSP tem se empenhado no incentivo aos métodos alternativos de solução de litígios. "A conciliação representa o método mais desejado e adequado de resolução de conflitos. Além disso e mais profundamente, é modo de conscientização da resposta social em obter o pleno exercício da cidadania, pois cada cidadão passa a ser coautor e responsável pela solução dos seus litígios.”
Também prestigiaram a solenidade a juíza da 1ª Vara de Capão Bonito, Bárbara Galvão Simões de Camargo; os prefeitos Júlio Fernando Galvão Dias (Capão Bonito), Alex Moretini (Cajuru), Marcos Antonio Bazílio (Santa Cruz da Esperança) e Emerson Rodrigo Camargo (Jaboticabal); os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseções de Capão Bonito, Cajuru e Jaboticabal, respectivamente, Rosana Maria do Carmo Nito Nunes, Carlos Tadeu Mazza Mendes e João Martins Neto; os presidentes das Câmaras Municipais de Capão Bonito e Jaboticabal, vereadores Alan Senciatti de Proença e Ronaldo Perucci; os vice-prefeitos Roberto Kazushi Tamura (Capão Bonito) e Luciene Guedes de Carvalho Godoi (Cajuru); o secretário de Negócios Jurídicos de Ribeirão Grande, Denis de Oliveira Ramos de Souza; os promotores de Justiça Adinan Aparecido de Oliveira, Ana Cândida Silveira Barbosa, Carlos Macayochi de Oliveira Otuski, Cleber Pereira Defina, Karina Beschizza Cione, Renato Dias de Castro Freitas e Rodrigo Nery; o comandante da Polícia Militar de Cajuru, 1º tenente PM João Paulo Guedes; magistrados, integrantes do sistema de Justiça e servidores.
Cejuscs - atendem demandas das áreas Cível e de Família, como Direito do Consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia e regulamentação de visitas. Não há limite de valor da causa. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.
Serviços
Cejusc de Cajuru
Endereço: Rua José Bonifácio, 817, Centro (Fórum de Cajuru)
E-mail: cejusc.cajuru@tjsp.jus.br
Telefone: (16) 3667-3033 e 3667-0230
Horário de atendimento ao público: das 13 às 17 horas
Cejusc de Capão Bonito
Endereço: Rua Rafael Machado Neto, 50, Nova Capão Bonito (Fórum de Capão Bonito)
E-mail: cejusc.capbonito@tjsp.jus.br
Telefone: (15) 2143-1009
Horário de atendimento ao público: das 13 às 17 horas
Cejusc de Jaboticabal
Endereço: Praça do Café, s/n, Aparecida (Fórum de Jaboticabal)
E-mail: cejusc.jaboticabal@tjsp.jus.br
Telefone: (16) 2141-9112
Horário de atendimento ao público: das 13 às 17 horas
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / PS (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: