Daps realiza palestra sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo
Parceria com a SGP.
A Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), realizou, na quinta-feira (4), palestra ministrada pelo psicólogo e psicanalista Rafael de Oliveira Pontes sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
De acordo com o profissional, o TOC é caracterizado por pensamentos dos quais a pessoa não consegue se desvencilhar facilmente e que vão contra a sua vontade. Cerca de 2% a 3% da população mundial está diagnosticada com o distúrbio, que é a 10ª principal causa de incapacidade laboral no mundo. “Os sintomas do TOC, de acordo com a literatura, são pensamentos intrusivos, mas o sujeito tem uma crítica em relação a essas ideias”, afirmou. “É diferente de um delírio, que é uma construção de pensamentos que faz a pessoa ter certezas – aquilo são verdades para ela. No caso do TOC, o indivíduo sabe que aquela ideia é absurda, mas não sai da cabeça dele. Por isso, há um conflito”, explicou.
Ainda seguindo o palestrante, o momento ideal para buscar tratamento, medicamentoso ou por acompanhamento psicológico, varia de acordo com cada pessoa. “Depende do quanto o TOC afeta compromissos e laços sociais que a pessoa tem. Se chegar a um ponto em que há perda de conexão com outras pessoas, é importante buscar ajuda de um profissional”, concluiu.
Comunicação Social TJSP – RM (texto) / LC (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.x.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp