PPA Novos tempos conclui palestras do ano e promove recital

Tatiana Álvares e Augusto Cury foram os expositores.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nas últimas semanas, as duas últimas palestras do ano do Programa Novos Tempos – Preparação à Aposentadoria de Magistrados(as) e Valorização dos(as) Aposentados(as) – PPA Novos Tempos, para magistrados e servidores, com apresentações sobre vitalidade na saúde e na intimidade e saúde mental e aposentadoria.

No dia 28 de novembro a exposição foi feita na Escola Paulista da Magistratura (EPM) pela fisioterapeuta e sexóloga Tatiana Teixeira Álvares, que falou sobre o tema “Aposentadoria, o caminho do meio: vitalidade na saúde e na intimidade”. Ela propôs usar o “caminho do meio”, o da moderação, para uma transição para a aposentadoria com mais qualidade de vida e energia. Apresentou conceitos da medicina chinesa e práticas de medicina integrativa, como acupuntura, homeopatia e fitoterapia, para melhoria da saúde.

Na última terça-feira (2), o evento foi realizado de maneira on-line, com a participação da coordenadora do PPA Novos Tempos, desembargadora Maria de Lourdes Lopez Gil Cimino, e exposição do psiquiatra Augusto Cury.

O expositor enfatizou os prejuízos do excesso de informações e de estímulos para a concentração e para a saúde mental, e ressaltou a importância da gestão da emoção, dos pensamentos e da ansiedade. Lembrou que existem dois mundos na mente: a intelectualidade – relacionada à construção de pensamentos, ao eu e à consciência –, e a emocionalidade, ligada aos sentimentos, que imprimem prazer, encanto e motivação, mas também fobia, angústia e autopunição. “É importante aprender as ferramentas de gestão de emoção para se proteger, libertar o imaginário, desenvolver criatividade nos focos de tensão e intelectualidade nas relações interpessoais, porque o amor começa pela emoção e só continua se houver admiração”, frisou. Destacou, também, a necessidade de preparação para a aposentadoria, ressaltando que uma das causas de adoecimento psíquico é a falta de uma “segunda jornada”. “A mente desocupada é oficina das doenças emocionais.”

 

Confraternização e recital

Hoje (5), o PPA Novos Tempos realizou uma confraternização no Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu do TJSP. O encontro foi marcado por um recital apresentado pelos magistrados Luiz Augusto Gomes Varjão (vocal), José Orestes de Souza Nery (viola e vocal), Maria Cristina Zucchi (piano) e Josué Vilela Pimentel (clarinete, percussão e vocal) e pelo servidor Aldo Silveira Scaglione (guitarra), que brindaram os presentes com um vasto repertório, que incluiu desde clássicos de Charles Aznavour, Charles Chaplin e Elvis Presley até emblemáticas canções da música caipira brasileira como Tonico e Tinico e Sérgio Reis.

Estiveram presentes a coordenadora do PPA Novos Tempos, desembargadora Maria de Lourdes Lopez Gil Cimino; os coordenadores adjuntos, desembargadores José Horácio Cintra Gonçalves Pereira e Ruy Alberto Leme Cavalheiro; o presidente da Seção de Direito Criminal eleito para o biênio 2026/2027, desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken; a juíza assessora da Presidência (Gabinete Civil) Karina Ferraro Amarante Innocencio; desembargadores, juízes, servidores e demais convidados.

 

  Comunicação Social TJSP – MA e RD (texto) / MB e PS (fotos) / MB e LS (arte)

imprensatj@tjsp.jus.br 

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial 

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial 

www.instagram.com/tjspoficial 

www.linkedin.com/company/tjesp 


COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP