TJSP inaugura novas instalações para o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional

Proteção do patrimônio físico, digital e humano.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, ontem (11), as novas instalações do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJSP (NIS/TJSP), no Palácio da Justiça. A iniciativa representa um avanço das ações de segurança e o fortalecimento da gestão e proteção dos ativos do Judiciário paulista. A cerimônia, conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, contou com a presença de magistrados e integrantes das Polícias Civil e Militar.

O NIS/TJSP desenvolve atividades de inteligência e segurança no âmbito institucional, com produção de conhecimento qualificado para subsidiar decisões estratégicas da Administração e orientar ações preventivas para a proteção de magistrados e servidores e salvaguarda do patrimônio físico e digital da Corte.

O coordenador do NIS/TJSP e presidente da Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados, desembargador Edison Aparecido Brandão, ressaltou os desafios de implantar o Núcleo no Judiciário paulista, dada a grandiosidade e particularidades do maior Tribunal do mundo. “É um sonho que se faz realidade. É o maior e melhor núcleo, com produção diária de material. Virou um case no Comitê Gestor do Conselho Nacional de Justiça pelas peculiaridades apresentadas”, afirmou.

O chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado Tiago Antonio Salvador, abordou a importância de informações confiáveis e tecnicamente qualificadas e reafirmou o compromisso com a segurança institucional. “Que este Núcleo de Inteligência se consolide como um centro de referência, colaborativo e inovador, contribuindo para que o Tribunal de Justiça siga firme na sua missão de entregar Justiça com eficiência, segurança e responsabilidade.”

Nas palavras do chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, a missão do NIS/TJSP diante do crescimento das organizações criminosas e do aumento de casos de ameaças, especialmente as que colocam em risco a integridade física de magistrados e servidores é de suma importância. “O nosso Núcleo de Inteligência, composto por profissionais obstinados, alinhados com os valores democráticos, realizam e continuarão realizando um trabalho eficiente, moderno e transparente, mantendo o Tribunal na vanguarda da inovação, aprimorando a gestão com foco na segurança de todos”, reforçou.

Encerrando os pronunciamentos, o presidente Fernando Antonio Torres Garcia destacou a relevância das informações produzidas pelo núcleo especializado e os resultados já alcançados, ressaltando, também, as parcerias com as Polícias Civil e Militar, que dão suporte essencial na atuação. Também evidenciou os impactos positivos aos jurisdicionados. “A nossa atividade-fim é prestar a jurisdição com qualidade, eficiência e rapidez, evidentemente, com um arcabouço de proteção que somente um Núcleo de Inteligência bem estruturado pode propiciar. É um sonho que se realiza por absoluta necessidade da atividade jurisdicional e da preservação da ordem e legalidade dentro do Poder Judiciário", declarou.

Também participaram da cerimônia os integrantes do CSM, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o biênio 2026/2027), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); o vice-presidente e o presidente da Seção de Direito Criminal eleitos para o biênio 2026/2027, respectivamente, desembargadores Luís Francisco Aguilar Cortez e Roberto Caruso Costabile e Solimene; o secretário da Justiça e Cidadania de São Paulo, Fábio Prieto; a vice-presidente da Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados, desembargadora Ivana David; o juiz assessor da Presidência do TJSP Rodrigo Nogueira; o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur José Dian; o chefe da Inteligência da Polícia Militar de São Paulo, coronel PM Pedro Luis Souza Lopes, representando o comandante-geral; o delegado de polícia diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Marcelo Jacobucci; magistrados, integrantes do sistema de Justiça, integrantes das Polícias Civil e Militar e servidores.

 

  Mais fotos no Flickr.

 

 

Comunicação Social TJSP – BC (texto) / PS (fotos) 

 

  Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP