TJSP encerra campanha "Talento não tem idade" com Cantata de Natal
Evento no Fórum João Mendes Júnior.
A Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), encerrou, nesta semana, as atividades da campanha “Talento não tem idade: diga não ao etarismo.” Na terça-feira (16), foi transmitida a palestra “Entre histórias e recomeços: a vida após os 50”, e, ontem (17), ocorreu a Cantata de Natal no hall do Fórum João Mendes Júnior. Alinhada à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nº 520/23, que trata da valorização da pessoa idosa no âmbito do Poder Judiciário, a campanha promove reflexões sobre o etarismo e a valorização dos talentos em todas as fases da vida, além de discutir longevidade e envelhecimento.
Palestra
A exposição de terça-feira foi feita pela produtora de conteúdo sobre envelhecimento positivo Luciana Grell Oliveira. Ela apontou que a população brasileira acima de 60 anos é de 32 milhões de pessoas, o que representa 15,6% do total, e que, em 2030, o Brasil passará a ter mais idosos do que jovens até 14 anos. “Algumas demandas desse público estão cada vez mais fortes, como a busca por bem-estar emocional. Pessoas que têm redes de apoio vivem melhor do que quem se apoia em remédios. Esse grupo também quer ter acesso à cultura, à educação, fazer atividades físicas e exige boas condições de segurança e de mobilidade urbana”, afirmou.
Para Luciana Grell Oliveira, a longevidade traz desafios, mas também oportunidades. “Não é só viver mais, mas é o quão bem nós vamos viver esse tempo. A expectativa de vida ao nascer no Brasil, hoje, se aproxima de 77 anos. Como gostaríamos de construir esses anos a mais? Com autonomia, com reinvenção (o que vou fazer depois de aposentar?), projetos pessoais e vínculos afetivos”, indicou.
Ao encerrar a palestra, celebrou a longevidade dos brasileiros, que, em suas palavras, indica nossa evolução em saúde, educação e direitos. “A questão não é se vamos envelhecer, mas como vamos aproveitar essa nova realidade. Só envelhece quem está vivo”, concluiu.
Cantata de Natal
A apresentação musical no Fórum João Mendes Júnior, o maior da América Latina, ficou a cargo dos corais Fonte Viva e Lins em Canto, compostos, em sua maioria, por pessoas com 60 anos ou mais. Os integrantes dos grupos uniram suas vozes sob a condução da pianista Carmen Almeida e do preparador vocal e barítono Eli Soares, para repertório de clássicos natalinos como “Anoiteceu”, “Bate o Sino”, “Jingle Bell Rock”, “Aleluia Pela Paz”, “Noite Azul”, “Natal Verde e Amarelo”, “O Natal é Tempo de Amar”, “Vem Chegando o Natal”, “Soleado”, “Gesú Bambino” e “Natal Todo Dia”. Houve, ainda, a estreia do Coral de Libras do TJ, com “Noite Feliz” e “Bom Natal”, acompanhado pelos corais. Os alunos do treinamento Manhãs com Libras, sob a supervisão da intérprete Ariana Conceição Ribeiro de Lara Oliveira dos Santos, servidora do TJSP, realizaram a língua de sinais juntamente com as músicas. A juíza assessora da Presidência Karina Ferraro Amarante Innocencio prestigiou o evento.
Com as ações desta semana, o TJSP encerra a campanha “Talento não tem idade: diga não ao etarismo”, iniciada com a live “Cinco grandes avanços da medicina da longevidade na atualidade”, do médico Pedro Subtil de Paula, no dia 1º de outubro. No dia 30 do mesmo mês, a psicanalista Michelle Vilanova falou sobre “Etarismo: preconceito que veste todas as idades”.
Comunicação Social TJSP – RM (texto) / LC e PS (fotos e reprodução)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp