Valorização do Judiciário: união e melhoria contínua
Atuação de magistrados e servidores será eixo orientador.
Neste primeiro dia útil de 2026, desejo a todos os integrantes do sistema de Justiça, em especial magistrados, servidores e seus familiares, um ano de realizações, com saúde, equilíbrio e desenvolvimento pessoal e profissional. O comprometimento de cada um reflete diretamente na qualidade do serviço prestado à população de São Paulo, destinatária final de nosso trabalho cotidiano.
A valorização do Poder Judiciário persiste como uma das metas da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio 2026/2027. Essa valorização passa, necessariamente, pela participação, pela união e pela busca permanente de melhoria contínua, elementos indispensáveis à eficiência e à legitimidade institucional. É com esse compromisso que assumo a Presidência do Tribunal.
Os desafios são muitos, mas a atuação conjunta de magistrados e servidores será o eixo orientador das ações da gestão. Há plena disposição para o diálogo institucional e para a cooperação com o Conselho Nacional de Justiça, os Tribunais Superiores, os Poderes Executivo e Legislativo, bem como com as instituições e entidades que integram o sistema de Justiça. A confiança que me foi conferida impõe responsabilidade, transparência e gestão compartilhada.
O Tribunal de Justiça de São Paulo, em que pese o volume de trabalho e gigantismo, desempenha suas funções com reconhecida eficiência, demonstrada por indicadores objetivos. Nesse contexto, haverá contínuo investimento em tecnologia da informação e a ampliação responsável do uso da inteligência artificial, como instrumento de apoio à atividade jurisdicional. O enfrentamento das demandas abusivas ou predatórias permanecerá como diretriz permanente. A expansão das varas especializadas seguirá como medida para assegurar melhores condições de trabalho e maior racionalidade na prestação jurisdicional.
A Presidência atuará de forma contínua e organizada no cumprimento de suas atribuições, especialmente na elaboração orçamentária, na gestão de despesas, contratos e licitações, na valorização de pessoas, na modernização dos sistemas de tecnologia da informação e no aperfeiçoamento do eproc, com estímulo à automação e à ampliação dos sistemas de suporte.
Reconheço e enalteço o expressivo empenho e o sacrifício cotidiano de magistrados e servidores no enfrentamento do elevado volume de trabalho, desenvolvido com seriedade e qualidade, reafirmando que a garantia de condições adequadas para o exercício das funções e a preservação da dignidade funcional integram compromisso permanente desta gestão.
Nossas metas somente serão atingidas se houver diálogo e construção de soluções conjuntas, assim como a condução republicana dos assuntos institucionais.
Que 2026 seja um ano de muito trabalho, responsabilidade e saúde.
Tenham todos e todas um excelente 2026.
Francisco Eduardo Loureiro
Presidente
N.R.: Texto originalmente publicado no Dejesp de 7/1/26
Comunicação Social TJSP – LF (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: