Desembargador Cyro Ricardo Saltini Bonilha é homenageado por colegas antes da aposentadoria

Mais de 46 anos dedicados à Magistratura paulista.

 

O desembargador Cyro Ricardo Saltini Bonilha recebeu, hoje (3), diversas homenagens na sessão da 16ª Câmara de Direito Público, marcando o fim de uma carreira de mais de 46 anos na Magistratura paulista. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, conduziu os cumprimentos ao colega. “Teve toda uma vida dedicada à Magistratura”, destacou no início da sessão.

Para Francisco Loureiro, além de bom magistrado, Cyro Bonilha ficará marcado pela serenidade, equilíbrio e simpatia no trato com todos. “Certamente deixará uma lacuna em nosso Tribunal, fará muita falta não só à 16ª Câmara, mas a todos os colegas. Porém, inaugurará uma nova fase em sua vida. Saiba que sua saída deixa em todos nós um sentimento de perda, mas ao mesmo tempo de alegria. Desejo muitas felicidades”, declarou.

Em seguida, o magistrado recebeu as homenagens de integrantes da 16ª Câmara de Direito Público. “Amigo antigo e de coração. Sempre teve perfil de homem tranquilo, com senso muito grande de Justiça”, afirmou o presidente do colegiado e amigo de infância, desembargador Luiz Alberto de Lorenzi. João Negrini Filho também destacou a amizade de 56 anos com o homenageado “Sinto muita alegria pelo êxito em sua carreira profissional, mas também uma tristeza, pois não me vejo sem o Cyro aqui”, disse. Para o desembargador Nazir David Milano Filho, o magistrado sempre mostrou o caminho correto, “tanto nos julgamentos quanto fora do Tribunal”. Os juízes substitutos em 2º Grau Marcos Fleury Silveira de Alvarenga e José Tadeu Picolo Zanoni também prestigiaram o colega de câmara durante a sessão.

A presidente da Seção de Direito Público, desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, prestou tributo em nome de todos os integrantes do Direito Público, onde Cyro Bonilha esteve por 17 anos. “Sua história se confunde com a deste Tribunal e está definitivamente marcada em suas páginas. O equilíbrio, o estudo contínuo, a temperança e a imagem do bom juiz são o que sempre vi no desembargador Cyro Bonilha. As lições que deixa para a Magistratura jamais serão esquecidas”, declarou. Por fim, o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin definiu o homenageado como “um amigo, bom pai e bom magistrado, que sempre tocou fundo no coração de todos pela postura solidária”.

Em seu discurso, Cyro Ricardo Saltini Bonilha relembrou o dia 13 de novembro de 1979, quando tomou posse aos 27 anos, “dando início a uma nova vida, de muita responsabilidade”. “Foram anos desafiadores, de muito aprendizado, trabalho e dedicação, marcados por experiências incríveis, alegrias, preocupações e alterações legislativas.” Em seguida, refletiu sobre as transformações tecnológicas que presenciou e agradeceu a familiares, colegas e servidores. “Quero encerrar dizendo que me despeço com a certeza do dever cumprido, orgulhoso de ter integrado a respeitada e atuante Justiça paulista.”

Também prestigiaram a sessão os desembargadores do CSM: Luís Francisco Aguilar Cortez (vice-presidente), Silvia Rocha (corregedora-geral da Justiça), Roberto Nussinkis Mac Cracken (presidente de Seção de Direito Privado) e Roberto Caruso Costabile e Solimene (presidente da Seção de Direito Criminal); os presidentes do TJSP nos biênios 2024/2025 e 2022/2023, respectivamente, desembargadores Fernando Antonio Torres Garcia e Ricardo Mair Anafe; o vice-diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM),  desembargador João Batista Amorim de Vilhena Nunes, representando o diretor da Escola; familiares do homenageado: a esposa, Olga, os filhos, Francisco e Paulo, e as noras, Camila e Caroline; além de muitos desembargadores, juízes, demais integrantes do sistema de Justiça e servidores.

 

Trajetória – Cyro Ricardo Saltini Bonilha nasceu em São Paulo (SP), em 1952. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), turma de 1975. Ingressou na Magistratura em 1979, como juiz substituto da 3ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santo André. Também atuou nas comarcas de Caconde, Osasco e Capital. Foi removido a juiz substituto em 2º Grau em 1995 e nomeado juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil em 2000. Tomou posse como desembargador em 2005.

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:

www.facebook.com/tjspoficial

www.x.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

 www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP