Nova gestão do TJSP prioriza uso de IA e combate ao crime organizado e à violência de gênero
Posse solene será realizada amanhã (6).
O Tribunal de Justiça de São Paulo realiza, amanhã (6), às 10 horas, a posse solene do Conselho Superior da Magistratura (CSM), da diretoria da Escola Paulista da Magistratura (EPM) e da Ouvidoria, eleitos para o biênio 2026/2027. A cerimônia, no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça (Praça da Sé, s/nº), contará com a presença dos representantes dos três Poderes e integrantes do sistema de Justiça.
À frente da nova gestão, o desembargador Francisco Eduardo Loureiro assume o Judiciário paulista com uma agenda voltada ao enfrentamento do crime organizado, ao combate da violência de gênero e à modernização da prestação jurisdicional. As ações contemplam a instalação de varas especializadas de abrangência estadual contra o crime organizado, a ampliação das varas de violência doméstica e familiar contra a mulher e o incremento nos sistemas tecnológicos, com a utilização de inteligência artificial em tarefas que conciliem a produção sem perder a qualidade de julgamento.
Uma das prioridades da Presidência é a ampliação das Varas Especializadas em Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens, Direitos e Valores, que funcionarão na Capital e terão competência para atender às regiões administrativas judiciárias de todo o Estado. A medida amplia a especialização, a eficiência e a proteção institucional de magistrados e servidores que atuam em matérias de alta complexidade e sensibilidade. Outro item prioritário é o aumento do número de varas de violência doméstica e familiar, com o objetivo de fortalecer a resposta do Judiciário a este tipo de ação, que paulistas e brasileiros veem crescer ano a ano. No Judiciário de São Paulo, hoje, existem 30 varas de violência doméstica e familiar contra a mulher e 14 anexos (Capital e Interior) e, nas palavras do presidente Francisco Loureiro, “o enfrentamento a esse tipo de crime demanda nossa atenção diuturna”.
No eixo da inovação, nesta gestão, o CSM tem em sua composição a participação de duas desembargadoras: Silvia Rocha (corregedora-geral da Justiça) e Luciana Almeida Prado Bresciani (presidente da Seção de Direito Público).
No tocante à evolução tecnológica, o Tribunal dará continuidade à transformação digital, com a substituição do sistema informatizado pelo eproc e a adoção de soluções de inteligência artificial como suporte à atividade jurisdicional, sempre observados os parâmetros éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça e a independência decisória da magistratura. A diretriz é clara: utilizar a inovação para julgar rápido, julgar muito e julgar bem.
Maior tribunal do mundo em volume processual, o TJSP administra, atualmente, 17,1 milhões de ações em andamento, com 358 desembargadores, 2,3 mil juízes e 41,3 mil servidores ativos, distribuídos em 320 comarcas e 1.632 varas em todo o Estado.
Na mesma cerimônia, será lançada a 3ª edição do livro “Aberturas dos Anos Judiciários do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, com discursos oficiais de 1961 a 2025, organizado pelo ministro Sidnei Beneti.
Conselho Superior da Magistratura – desembargadores Francisco Eduardo Loureiro (presidente); Luís Francisco Aguilar Cortez (vice-presidente); Silvia Rocha (corregedora-geral da Justiça); José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano); Roberto Nussinkis Mac Cracken (presidente da Seção de Direito Privado); Luciana Almeida Prado Bresciani (presidente da Seção de Direito Público); e Roberto Caruso Costabile e Solimene (Presidente da Seção de Direito Criminal).
Diretoria da EPM – desembargadores Ricardo Cunha Chimenti (diretor), João Batista Amorim de Vilhena Nunes (vice-diretor); Marco Fábio Morsello e Alexandre David Malfatti (Seção de Direito Privado); Walter Rocha Barone e Tania Mara Ahualli (Seção de Direito Público); Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida e Luiz Fernando Vaggione (Seção de Direito Criminal); e juiz Ricardo Dal Pizzol.
Ouvidoria – desembargadores Rosangela Maria Telles e Marcelo Lopes Theodosio.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / LF (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp