Ouvidoria do TJSP divulga relatório de atividades de 2025
Mais de 32 mil atendimentos.
A Ouvidoria do Tribunal de Justiça de São Paulo divulgou o relatório das atividades realizadas em 2025, período em que esteve sob a condução dos desembargadores Afonso de Barros Faro Júnior e Rosangela Maria Telles (substituta). No biênio 2026/2027, a desembargadora Rosangela Telles foi empossada como ouvidora, tendo como substituto o desembargador Marcelo Lopes Theodosio.
No ano passado, foram registrados 28.687 atendimentos na Ouvidoria e 3.851 no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), totalizando 32.538 manifestações. Entre os destaques está a regulamentação da Ouvidoria da Mulher, instituída pela Portaria nº 10.567/25, com a finalidade de receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, sugestões e elogios relacionados aos direitos das mulheres.
Durante o ano, a Ouvidoria passou a integrar seus formulários eletrônicos ao sistema Gov.br e aprimorou funcionalidades, com otimização da comunicação com as unidades administrativas, judiciais e extrajudiciais. Também houve modernização da página; ampliação do espaço físico, projetado com segurança e sigilo, garantindo ambiente adequado à escuta qualificada; e realização de cursos para capacitação de magistrados e servidores.
Os ouvidores participaram de eventos e cursos, com destaque para os encontros do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud), realizados em Recife e Manaus. Neste último, a desembargadora Rosangela Maria Telles foi eleita 2ª secretária do colegiado. Além disso, a Ouvidoria participou da grade curricular do Curso de Formação Inicial dos juízes aprovados no 191º Concurso de Ingresso na Magistratura.
A Ouvidoria é órgão autônomo, com independência funcional, e atua como canal direto de comunicação entre o cidadão e o Judiciário. Sua atuação se dá por meio da escuta ativa, do acolhimento das manifestações e do encaminhamento adequado às unidades competentes, sendo também responsável pelo SIC. Entre os objetivos estão fornecer informações claras e acessíveis; receber reclamações, elogios, sugestões e denúncias relacionadas à prestação dos serviços judiciais e extrajudiciais; e contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços.
Formas de acesso à Ouvidoria do TJSP
- Chatbot na página da Ouvidoria;
- Carta, endereçada à Ouvidoria Judicial: Fórum João Mendes Júnior, 17º andar, sala 1710 – Centro – São Paulo – SP – CEP 01501-000;
- Pessoalmente, no mesmo endereço de correspondência, para entregar manifestação por escrito, com horário de atendimento presencial das 13 às 17 horas.
Instruções para entrar em contato
- Sigilo garantido quando expressamente solicitado;
- Incluir o maior volume de informações possível;
- Informações recebidas por escrito;
- Se necessário, a manifestação é encaminhada ao setor competente.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / AO (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: