“Talento não tem idade” abre atividades do ano com palestra sobre musculação
Quebra de estereótipos sobre o envelhecimento.
A Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps) do Tribunal de Justiça de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), retomou, ontem (12), as ações da campanha “Talento não tem idade: diga não ao etarismo”. A palestra inicial, “O mito da fragilidade: musculação e a quebra de estereótipos sobre o envelhecimento” foi ministrada pelo educador físico Rodrigo Ramos para cerca de 400 servidores.
Alinhada à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nº 520/23, que trata da valorização da pessoa idosa no âmbito do Poder Judiciário, a campanha promove reflexões sobre o etarismo e a valorização dos talentos em todas as fases da vida, além de discutir longevidade e envelhecimento.
Rodrigo Ramos destacou a importância da prática regular de atividades físicas para manutenção da massa muscular e ressaltou que a inatividade pode resultar em ossos mais frágeis, fadiga e processos inflamatórios. De acordo com o palestrante, a perda de massa começa por volta dos 30 anos, mas é significativamente reduzida entre pessoas que mantêm uma rotina de exercícios. “O corpo foi feito para movimentos e o processo de hipertrofia acontece em qualquer idade. Quanto mais massa muscular você tiver, mais consegue projetar sua energia e ter benefícios intelectuais”, afirmou.
O educador físico enfatizou que o treinamento deve ser adequado para cada faixa etária, levando em consideração fatores como peso, altura, idade e nível do praticante, recomendando a realização de exercícios de três a quatro vezes por semana. Ele compartilhou orientações práticas sobre cargas e repetições e reforçou que a atividade pode ser realizada em academias, ao ar livre ou até mesmo em caminhadas. Ao final, alertou: “Tome conta do seu corpo, que é a sua casa.”
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp