Visita telepresencial “Memória TJSP” homenageia a 28ª CJ – Presidente Venceslau

 Primeira visita do ano.  

 
A 28ª Circunscrição Judiciária (CJ) - Presidente Venceslau, pertencente à 5ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), recebeu, ontem (27), a primeira edição do ano da visita telepresencial “Memória TJSP”. A iniciativa é da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo e reúne conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca para difundir o acervo cultural e a história do Judiciário paulista e das CJs visitadas. A 28ª CJ engloba, ainda, as comarcas de Mirante do Paranapanema, Presidente Epitácio, Rosana, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio. 
O juiz integrante da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal e do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carlos Alexandre Böttcher, recebeu os participantes em nome do presidente da Comissão, desembargador Octávio Augusto Machado de Barros Filho, reforçando o valor do projeto. “Esse vínculo entre todos de nossa instituição é muito importante, sobretudo quando falamos com comarcas distantes. Na 28ª CJ temos, por exemplo, a cidade de Rosana, a mais de 700 quilômetros da Capital, o que reforça a necessidade deste projeto”, afirmou. 
Na sequência, foi exibido vídeo sobre a origem do Judiciário brasileiro e do TJSP, passando em seguida à apresentação da homenageada. O coordenador da 28ª CJ – Presidente Venceslau, desembargador Paulo Gimenes Alonso, agradeceu pela escolha da edição. O juiz diretor do Fórum de Presidente Venceslau, Gabriel Medeiros, apontou fatos marcantes da rotina da região, marcada por conflitos agrários e magistrados fiéis à Comarca: “Os juízes geralmente permanecem muitos anos aqui e nós fazemos de tudo para levar a pacificação social aos jurisdicionados”, declarou.  
A visita também abordou a história da cidade sede, seus ciclos econômicos e o desenvolvimento do Tribunal, com destaque para a história do incêndio ocorrido no Fórum de Presidente Venceslau em 1986, relatada em depoimento do juiz Fernando Apparecido Spagnuolo. 
Magistrados participantes falaram da relação de afeto e trabalho na CJ. O corregedor-geral do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, desembargador militar Ricardo Juhás Sanches, agradeceu a oportunidade de rever a história de sua terra natal. “A cidade cresceu muito e é fundamental resguardar sua memória”, disse.  
O desembargador Carlos Alberto Garbi relembrou da época em que chegou à Comarca, em 1989, pouco depois do incêndio. “A nova sede do Fórum, que é o atual prédio, estava sendo inaugurada e nós tivemos que providenciar tudo, inclusive a ligação de energia elétrica”, comentou.  
Por fim, o juiz diretor do Fórum de Araçatuba, Roberto Soares Leite, nascido e criado em Presidente Venceslau, expressou sua alegria em participar do evento. “Eu tinha dez anos quando aconteceu esse incêndio e lembro da avenida do fórum bloqueada, foi um momento marcante para toda a cidade.” 
A próxima homenageada será a 7ª CJ - Mogi Mirim, no dia 29 de maio de 2026. Inscreva-se aqui
 
“Memória TJSP” – Lançada em 2021, a visita telepresencial Memória TJSP compartilha o patrimônio do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio do acervo histórico, arquitetônico, bibliográfico e museológico da Corte paulista. É um projeto de difusão cultural que promove cidadania e fortalece valores de identidade, vínculo e pertencimento. Entre 2021 e 2022, foram percorridas as sedes das 10 Regiões Administrativas do TJSP, começando pela 10ª RAJ – Sorocaba, seguindo em ordem decrescente até a 1ª RAJ – Grande São Paulo. A partir de 2023, as edições passaram a homenagear as sedes de uma das Circunscrições Judiciárias que integram cada uma das 10 RAJs. O conteúdo é disponibilizado na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.    
 
Comunicação Social TJSP – BB (texto) / PS (reprodução e arte) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP